sexta-feira, 17 de março de 2023

RESENHA: Uma união extraordinária (Liga da Lealdade #01)

Enquanto a Guerra da Secessão assola os Estados Unidos, num embate entre União e Confederação, uma corajosa dupla de espiões mergulha de cabeça na missão mais perigosa de suas vidas: lutar contra ignorância, mentiras e ameaças para criar um mundo melhor e quebrar as correntes do passado…⁣
Elle Burns é uma ex-escravizada com uma paixão por justiça e um talento único. Como uma agente da Liga da Lealdade, ela deixa para trás sua vida de liberdade e retorna ao Sul e ao seu indigno sistema de escravidão… para coletar informações para o Exército da União.⁣
Malcolm McCall é um detetive do Serviço Secreto de Pinkerton. Ele tem um dom para subterfúgios e um charme capaz de conquistar tanto nortistas como sulistas, mas está prestes a adentrar a missão mais perigosa de sua vida: se infiltrar como um agente duplo entre os confederados.

Meu segundo contato com a escrita da Alyssa Cole foi tão divertida quanto a primeira. Quando falo que me diverti é porque a trama me conquistou e estava muito investida nos acontecimentos, porque se focarmos nos temas que ela aborda conseguimos ver mais motivos de raiva do que de sorrisos. Afinal o que teria de engraçado numa Guerra onde um dos objetivos é perpetuar a escravidão?

Provavelmente já li algo com a Guerra da Secessão como plano de fundo, mas não tenho recordação. Creio que A dança da água se passa mais ou menos nessa época, só não lembro dos detalhes, então conhecer a Liga da Lealdade foi um ponto que me conquistou porque muitas das referências para o livro tem bases reais.

Adorei ter uma mulher negra como uma espiã inteligente e destemida. Elle tem várias questões com as quais lidar, afinal seu trabalho dentro da Liga ainda é alvo de suspeitas por ela ser mulher, sem falar a dificuldade do seu novo posto de serviço: voltando a ser uma escravizada depois de uma vida de liberdade. Essa é uma questão muito interessante de acompanhar porque exige da Elle paciência e atuação, além de um medo inerente a escravidão pela qual ela já não passava mais e se vê precisando encarar para esse retrocesso não acontecer novamente em todo os EUA.

Outra questão abordada é como ela vê os relacionamentos entre pessoas negras e brancas, como as diferenças de comportamento da sociedade se infiltra e põe em dúvida atitudes, sejam as realmente dúbias ou as mais simples. Malcolm entende essas diferenças aos poucos e sempre passa por momentos que, mesmo sendo grande apoiador da causa, percebe não levar em conta determinadas situações e perspectivas. Foi uma boa forma de colocar esse problema e gostei da abordagem.

As cenas de ação e as mais quentes são ótimas e bem escritas. A narrativa é muito gostosa de acompanhar e li bem rapidinho, curiosa sobre o rumo da Guerra e como isso impactaria nossos protagonistas, além de todas as pessoas pretas. Foi uma leitura ótima e já quero ler a continuação.

Sobre o livro:
ISBN: 9786559700295
Série: Liga da Lealdade
Livro: 01
Autora: Alyssa Cole
Tradução: Solaine Chioro
Editora: Harlequin Books Brasil
Ano: 2021
Páginas: 288

Nenhum comentário: