sábado, 23 de setembro de 2023

RESENHA: Na estrada com o ex (Intrínsecos #39)

Addie e sua irmã estão prestes a embarcar em uma épica viagem até o casamento de uma amiga na parte rural da Escócia. Elas já planejaram tudo para a aventura: desde a playlist até os lanches.
Mas, não muito tempo depois de partirem, o carro delas sofre uma batida. O motorista é ninguém menos que o ex-namorado de Addie, Dylan, a quem ela tem evitado desde um traumático término, dois anos atrás.
Dylan e seu melhor amigo também estão indo ao casamento, e o carro deles fica destruído, então Addie não tem escolha a não ser oferecer uma carona aos dois. O carro logo fica lotado de bagagens e segredos e, com uma distância de 400km à frente, Dylan e Addie não podem evitar confrontar o complicado passado de seu relacionamento…
Eles chegarão ao casamento a tempo? E, mais importante, é o fim da estrada para Addie e Dylan?

Meu terceiro livro da Beth O'Leary me despertou sentimentos bem ruins. O que foi uma pena, afinal amo Teto para dois e acho A troca muito sensível.

Relacionamentos tóxicos não faltam nesse livro e não somente nas trocas românticas: algumas amizades aqui não são nada saudáveis também e foi um ponto muito bom de abordar e me dava angústia quando os personagens não percebiam a manipulação. E isso foi tão real. Dificilmente quem passa por situações assim consegue ver com clareza a situação. Também achei importante da autora citar que alguns personagens fazem terapia.

Se tem um recurso que sempre me ganha é contar um enredo em duas linhas temporais. Conforme vamos acompanhando a viagem de carro, temos capítulos que mostram como Addie e Dylan se conheceram e começaram o relacionamento. É uma boa jogada da autora, porque o leitor só entende o término dos dois bem próximo ao final do livro.

Fiquei muito triste com o desfecho do livro. Sabia que as pessoas não curtiram, mas até então eu estava achando tudo muito razoável, me divertindo e me irritando com os personagens, me perguntando quando a Addie ia expulsar o Marcos do carro (eu nem teria deixado entrar) entre outras coisas. Porém, quando o motivo do fim do relacionamento é revelado, desandou tudo.

Já vivemos em um mundo onde as mulheres são questionadas por tudo e nesse assunto específico ainda mais. Então não me desce a forma que a autora escolheu terminar esse livro. Para mim foi um deserviço, me deu uma revolta gigante. Entendo que perdoar é bom, que pode tirar um peso enorme da gente, mas eu pararia aí. Sou rancorosa, um defeito enorme que teria me tirado dessa enrascada. E eu sei que na realidade muitas mulheres teriam feito o mesmo que a Addie, que a autora não tem obrigação nenhuma de passar uma mensagem. Só pensei que ela teria mais sensibilidade dado os enredos anteriores dela. A Beth dessa vez me decepcionou.

Sobre o livro:
Na estrada com o ex (Intrínsecos #039)
ISBN: 9786555603385
Autora: Beth O'Leary
Tradução: Ana Rodrigues
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 416

Nenhum comentário: