domingo, 17 de dezembro de 2023

Lemos na Fábrica: Setembro 2023

Olá! Estou bem atrasada com o Lemos na Fábrica e preciso/ pretendo resolver isso ainda esse mês. Para começar, minhas leituras de Setembro que foi um mês bem interessante. Vamos conferir?


"O Ceifador (Scythe # 1)", Neal Shusterman: Revoltada comigo mesma pela demora em ler esse livro! Quantas questões interessantes para se abordar e refletir! Mortalidade sempre será um tópico sensível para a maioria das pessoas e aqui temos uma realidade onde morrer já não ocorre com a facilidade que encontramos na vida real e é necessário que ceifadores façam o controle da população. Além disso, Citra e Rowan precisam lidar com os próprios questionamentos e uma instituição que não é o modelo de honra que gosta de aparentar. Já tentei tanto fazer essa resenha, mas ainda não consegui passar o que senti. Mas vem aí! 


"O alegre canto da perdiz", Paulina Chiziane: Um livro com escrita poética e que trata basicamente na ocupação do homem branco, as influências na cultura moçambicana e como os novos hábitos impactaram de forma negativa na população negra. Acompanhamos uma família que tem raízes muito tristes, escolhas equivocadas causadas pelos novos costumes e uma participação na ocupação. Delfina, José dos Montes, Maria das Dores são personagens com um passado e presente pesados, vítimas de uma sociedade que está mudando para a pior e a autora não deixa de enfatizar isso. É um livro que causa incômodo em alguns momentos por conta da maneira que a autora expõe as situações, ainda que seja muito realista. Outro livro que não consegui passar meus sentimentos ainda para uma resenha. 


"A História Secreta de Gaara - A Ilusão na Tempestade de Areia (Naruto Hiden #5)", Masashi Kishimto e Ukyo Kodachi: Seguindo minha leitura das novels de #Naruto, li A história secreta de Gaara - A ilusão na tempestade de areia e gostei da abordagem sobre o Gaara. Creio ser o maior motivo de ter gostado o fato de falar bastante sobre a relação dele com os irmãos. A Temari se preocupa bastante com o irmão mais novo e isso é bem explorado aqui, assim como também tem ênfase a política da vila da Areia. Foi interessante também como trataram a vida amorosa do Gaara e a demonstração dos seus sentimentos. Meio difícil de imaginar isso para um personagem como ele, tão fechado, mas funcionou e eu curti.


"A história secreta da Akatsuki - O desabrochar das flores malignas (Naruto Hiden #06)", Masashi Kishimoto e Shin Towada: Conhecer com um pouco mais de profundidade os integrantes da Akatsuki não era uma ideia que pensei que daria certo. E no geral foi bom ter esse contato, mesmo que por conta de alguns integrantes que me chamam a atenção. Um deles, claro, foi o Itachi. O enredo para ele e o Kisame teve alguns paralelos com a relação do Uchiha com o irmão mais novo, Sasuke (responsável pelo começo e fim da narrativa). E claro que gostei disso, sendo eles alguns dos meus personagens preferidos, além de terem uma história complicada. Outra trama que me deixou curiosa foi o da Konan. Ela sempre me pareceu tão pouco aproveitada em Naruto e foi ótimo ter mais sobre ela e consequentemente do Yahiko e Nagato. O dor e a esperança que ela tem é triste de ler, em especial quando lembramos o que acontece com eles. Os outros não funcionaram tão bem para mim, embora tenha alguns pontos interessantes.


"Primeira pessoa do singular", Haruki Murakami: Eu geralmente amo tudo que o Murakami escreve, mesmo quando não consigo me animar muito com todos os contos e isso aconteceu em Primeira pessoa do singular.  Entre eles o conto Charlie Parker plays Bolsa Nova foi um bem gostoso de acompanhar, tem muitas referências a música brasileira. Nata tem um tom mais fantástico e intrigante. Já não curti tanto Carnaval e creio ser pela abordagem, por mais que entenda onde ele queria chegar. Mulher já é tão julgada por tudo, que enfatizar a falta de beleza de uma delas não me causou muita simpatia pelo enredo.  O conto que fecha o livro tem o mesmo nome do título e nos deixa curiosos no final ao não sabermos, assim como o protagonista, de qual erro ele era acusado. Minha aposta é que ele personificou um hábito que achava estranho e ela o julgava por isso, mas fica aberto a interpretações. O livro tem mais alguns contos, porém deixarei para a curiosidade de vocês saber sobre o que eles são.



"Um favorzinho do vizinho", Kristina Forest: O livro  é divertido e a leitura certa para quem precisa de algo leve e descomplicado. Lily e Nick trabalham no mercado editorial e esse fato somado ao quanto as conversas deles sobre livros são ótimas me ganharam muito fácil. É sempre bom ter livros com protagonistas pretos sem grandes problemáticas nesse sentido e focando em outros pontos como relacionamento familiar. Contei mais sobre minhas impressões na resenha, link aqui.


"O dourado das moedas (Clube da Caixa Preta # 37)", Zora Neale Hurston: Esse conto me deixou pensativa sobre o que realmente importa. OS protagonistas são recém casados e enfrentam alguns problemas sérios ao se envolver com um homem que gosta de exibir suas "riqueza" através de itens e moedas douradas. Fala sobre confiança, status, modo de vida das pessoas pretas na época. 


"O Príncipe Querido (Sociedade das Relíquias Literárias #42)", Jeanne-Marie Leprince de Beaumont: Todos precisamos de limites e ensinamentos e o conto reforça isso através do Principe Querido. Suas atitudes são tão ruins que ele necessitou de alguns acontecimentos mais pesados para perceber as próprias atitudes e mudar. Gostei da mensagem que o conto passa.


"Yona - A Princesa do Alvorecer #1", Mizuho Kusanagi: Me apaixonei pelo enredo de Yona. Promete muita ação, aventura e romance, uma mistura que sempre me agrada. Como o plot tem muitas nuances, desde a traição de uma pessoa querida, perda familiar, fuga e até a busca de justiça, imagino que será uma história muito profunda e só isso já me convenceria a continuar. Para completar a arte é linda, expressiva e atrativa. Louca pela segundo volume. 


"Nausicaä do Vale do Vento #02", Hayao Miyazaki: O segundo volume de Nausicaa doVale do Vento foi tão acelerado como o primeiro e se aprofunda na guerra em curso e todas as maquinações que acontecem em contextos assim. Nossa protagonista fortalece sua ligação com os animais da floresta podre e é impossível não ver a crítica a destruição do meio ambiente. Além dessas questões, outro ponto que me agrada muito é como as duas pessoas com mais caráter e força moral no enredo serem mulheres. Bom demais ver meninas/ mulheres tão bem escritas.


"A casa do sol #02", Taamo: Mao continua sua jornada a procura de se sentir em um lar e amada, assim como Hiro tenta fazer com que os irmãos voltem para a casa deles. Daiki aparece e foi uma das coisas que mais curti nesse volume porque ele consegue ver como o Hiro sofreu, e sofre, com a perda dos pais e como é importante para ele que todos voltem a viver juntos. Também me agradou ver que a Mao amplia seu círculo de amizade quando resolve encontrar uma leitora da web novel que escreve. Quero ver como vai ser a interação entre as duas já que parecem ter um certo interesse em comum.


"Os Cavaleiros do Zodíaco - Next Dimension - A Saga de Hades # 01", Masami Kurumada: Quando comecei a ler Saint Seiya Next Dimension não sabia nada além do fato de ser colorido, algo não recorrente em mangá. Então foi uma surpresa ter, neste primeiro volume, tanto dos cavaleiros e da guerra ocorrida 200 anos atrás. Encontramos Alone, Dohko, Shion e Tenma numa configuração diferente de The Lost Canvas e com potencial para uma trama distinta. Além disso temos o tempo presente onde Seiya ainda sofre por conta da luta contra Hades. Para ajudá-lo, Saori e Shun vão se encontrar com deuses perigosos e o resultado disso me parece que será interessante. Essa união entre a antiga e a nova guerra santa me deixou bem curiosa e espero que renda uma boa trama.


"Os Cavaleiros do Zodíaco - Next Dimension - A Saga de Hades # 02", Masami Kurumada: Nunca esperaria que o Shun tivesse tanto destaque quanto em Saint Seiya Next Dimension . No segundo volume, ele e Saori vão em busca de outros deuses para tentar salvar Seiya e isso tem desdobramentos que eu não imaginava, em especial porque a ligação com a guerra anterior vai ser mais intensa agora. Saori foi tão presente e está tomando decisões tão mais segura que fiquei impressionada. Espero que isso continue.


"Os Cavaleiros do Zodíaco - Next Dimension - A Saga de Hades # 03", Masami Kurumada: No terceiro volume de Saint Seiya Next Dimension, Shun e Saori voltam ao passado, mas Chronos reservou uma surpresa nada agradável para eles. O mais legal desse volume é a inesperada dupla composta por Shun e Tenma. Lógico que parece uma repetição da dinâmica entre o Shun e o Seiya, mas ainda é divertido acompanhar. E, só para complicar mais um pouco, uma cera fênix desceu fazer a mesma viagem...


"Sem Sorte Para Amar", Ai Mizutani: Nossa, eu demorei tanto a terminar esse mangá! Ainda não sei se curti muito, apesar de ter um mensagem bem clara sobre as coisas que deixamos passar para seguir com um relacionamento nada bom. A protagonista com frequência se coloca de lado por conta dos namorados e eu tinha uma mistura de pena e irritação por conta da cegueira dela, mas é muito verdadeiro, não é? Quem nunca fechou os olhos por quem não merecia? Um ponto que me chateava era como os amigos dela zombavam da situação, ajudando muito pouco quem claramente precisava de acolhimento. Quando penso que ela teria um relacionamento saudável, a autora desistiu. Enfim, teve partes divertidas, mas esperava gostar bem mais.

Esses foram meus lidos de Setembro! Vamos ver se consigo atualizar Outubro e Novembro ainda esse ano!

Nenhum comentário: