sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

RESENHA: Feios

Ficha Técnica:

Título: Feios
Autor:
Scott Westerfeld
Temática: Ficção Científica
Categoria: Literatura Young Adults
Número de Páginas: 416 páginas
Ano de Lançamento: 2010
Editora: Record - Selo Galera (link AQUI)
Página Oficial da Série AQUI

“Em um mundo de extrema perfeição, o normal é feio.”

Por Sel Moreira

Imagine um mundo onde não haja ditadura da beleza e onde ninguém precisa se matar em dietas mirabolantes e exercícios alucinados para ter a aparência de uma estrela de hollywood – “estrela de onde?”, os personagens diriam.

Imagine nunca ser comparado a um espécime mais abençoado esteticamente que você porque comparações não são possíveis: ser feio é meramente uma fase passageira, a perfeição estética é um direito de todos e uma questão de tempo.

Esse é o princípio norteador da série de ficção científica “Feios” de Scott Westerfeld. Ambientado num mundo que há muito não é mais esse que conhecemos – mas já foi, um dia – todas as pessoas moradoras de “Vila Feia”, com seus traços assimétricos, pequenas imperfeições, movimentos desajeitados aguardam seu momento de passar pela cirurgia que os fará perfeitas ao completarem 16 anos.

Olhos grandes, nariz simétrico, boca carnuda, corpo irrepreensível, sem cicatrizes, sem dores, sem doenças. Meramente observar os rostos de feições infantis dos perfeitos cativa, inspira cuidados, causa estupefação e o desejo súbito de realizar todas as suas vontades. Em Vila Feia – localidade em que os jovens ficam à espera do dia de sua transformação – todos os moradores, sem exceção, irão também passar por isso. Tally Youngblood, nossa jovem protagonista, mal pode esperar pela sua vez.

Desde a trilogia cinematográfica de Matrix eu confesso, não tinha contato com algo de ficção que realmente me prendesse a atenção. Por isso, demorei um pouco para “pegar ritmo na história” e realmente embarcar nas desventuras da senhorita Youngblood e seus amigos – inimigos assutadores.

Apesar de, e por se passar num mundo perfeito pós-apocalíptico (parece paradoxal, mas não é) Feios é uma fábula atual, repleta de questões muitíssimo pertinentes ao nosso tempo e contada com linguagem acessível e condizente com a era da informação.

Ao mesmo tempo, recorre a pontuações atemporais, como o conceito de justiça eleito por uma entidade governamental que se impõe sobre os cidadãos de uma nação monitorando-os em suas necessidades e movimentos numa vigilância 24 horas - e aí, o livro tem algumas semelhanças com o fantástico 1984 de George Orwell (de onde saiu a expressão "O Grande Irmão", ou Big Brother. Mas não o reality show...)

Aventura, romance, amizade, traição, egoísmo e instinto coletivo, tudo misturado com maestria pelo autor que consegue costurar questões emocionais inerentes ao ser humano com temas muitos atuais.

Feios nos faz pensar nas insanidades da sociedade de consumo, na banalização da beleza e da juventude, na nossa ignorância e mal uso de recursos naturais e o que isso pode gerar – fatos dissecados no livro como uma realidade que imprime um fim óbvio e trágico ao nosso modo de vida inconsequente e imediatista.

Se você, como eu, gostou da proposta de Feios, espere para ver a resenha do segundo livro da série, Perfeitos. Não poderia haver nome melhor...

Um comentário:

  1. Muito bom einh amiuga!! Eua chei interessante quando eu li a sinopse lá na Bienal, lendo a resenha parece mais interessante...
    Guarde o livro bonitinho aí que em breve eu quero lerrrr!!!

    =)

    ResponderExcluir