quarta-feira, 29 de junho de 2011

RESENHA: Sereia (Siren #1)

Monique Melo

“Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.”

Quando comecei Sereia achei que encontraria uma história melosa de uma garota que não sabe suas origens e que chora pela perda da irmã, mas me equivoquei. E adorei estar errada! O enredo é muito bom, cheio de mistério e reviravoltas e com boas e agradáveis surpresas.

Vanessa é uma personagem a qual nos identificamos com facilidade: ela tem muitos medos a serem superados além da insegurança que sempre acompanha a maioria das garotas de 17 anos. Ela vive a sombra da irmã, Justine, muito popular, determinada e extrovertida, mas que sempre a protegeu e acompanhou.

Quando Justine morre, Vanessa fica sem rumo principalmente quando descobre que não conhecia a irmã tão bem quanto pensava e vai em busca de respostas. E essa busca leva não só a verdadeira Justine, mas trata também da auto-afirmação da própria Vanessa.

Para resolver o mistério da morte da irmã, Vanessa tem a ajuda do Simon e do Caleb, companhias constantes todos os verões e muito interessados para saber o que aconteceu com a amiga e com as outras vítimas. O Caleb me impressionou, pois é muito mais do que aparenta! Há muito mais no amor de verão dele e da Justine do que imaginei. E o Simon é muito fofo, meio nerd e bastante educado e responsável e, claro, já o coloquei na minha lista de personagens fictícios que deveriam existir.

O romance é presente, embora nunca cansativo. Acontece aos poucos e me fez torcer para que a Vanessa percebesse o que só ela parecia não entender. Quando ela finalmente se dá conta do que sente, outras revelações vêm para atrapalhar a vida do casal.

A mitologia das sereias também é bem interessante e foi muito legal ler sobre um tipo de ser sobrenatural tão diferente (será que estou enjoando de vampiros, anjos, lobisomens?). O mais legal é tentar descobrir quais são exatamente os costumes e os poderes das sereias, já que descobrir qual é o ser sobrenatural da vez não é necessário depois do baita spoiler que é o título do livro.

Sereia é o primeiro livro de uma trilogia aí vocês já podem imaginar o final: resolução do problema atual com muita ação e alguns esclarecimentos, mas com muitas pontas soltas e uma injeção de curiosidade que me fez procurar na internet se os outros dois livros foram lançados nos EUA. Para minha desilusão, o segundo livro Undercurrent, ainda será lançado este ano e não tem previsão para chegar aqui no Brasil.

Sobre o livro:

Sereia

Série: Siren

Volume: 01

Autora: Tricia Rayburn

Ano: 2011

Editora: Verus

Páginas: 306

Site da Autora: AQUI

Book Trailer:

5 comentários:

  1. Deu vontade de ler viu.... e sereia é uam coisa tão inusitada né? Acho que não pega igual vampiro, mas é interessante quando os autores resolvem nos mostrar algo diferente e pelo que parece bem legal!

    Ótima resenha Mona!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    eu tinha te falado monique que depois de assisti Piratas do Caribe 4 eu fiquei super empolgada pra conhecer mais do unviverso sobrenatura destas criaturas fascinantes e acredito que este seja o livro ideal!!!Tem tudo que eu gosto Sereias(sobrenatural do momento!!rsrsrrs), romance, mistério e ação. A Vanessa tem tudo que nós meninas nos identificamos inseguranças, mas acredito que o que faz apaixonarmos por esta personagem seja a forma como encara a vida sem a irmã e como descobre a verdade , em busca do conhecimento da verdade.
    Bjos!!

    P.S. não gostei do book trailer, sei lá pareceu faltar algo!!rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Mais uma ótima resenha, Monique. O livro parece muito interessante e sendo sobre sereias me interessa. gosto desses seres mitológicos.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Monique sempre linda, sempre sincera e tão fofa nas suas resenhas.
    A vontade de ler o livro só nao é maior que a vontade de te apertar =)

    ResponderExcluir
  5. Nique, tais dimais visse!

    E nem queres me contar o final, SUA RUIM!

    Parabéns! ChÊro.

    ResponderExcluir