
Matar ou morrer. Não há escolha.
Na arena, o mais capaz vence.
Os jogos vorazes continuam!
Quem quer mais ação, violência, romance e drama, levanta a mão! Pois é, quando acho que nada poderia me deixar mais entusiasmada que o primeiro livro da série Jogos Vorazes, vem o segundo e mostra que sempre se pode melhorar.
Tendo como carro chefe as diversas reações às ações da Katniss durante os Jogos Vorazes, Em Chamas mostra o dia a dia da vencedora do 74° Jogos Vorazes após sua volta ao Distrito 12. Katniss ainda sofre os efeitos de sua participação nos jogos, principalmente no âmbito emocional. As coisas andam estranhas entre ela e Peeta Mellark, o outro vencedor dos jogos. Indecisa sobre o que sente, acaba se afastando dele.
Os dois não tinham idéia como suas ações repercutiram nos distritos cansados de viver sob a forte vigilância da Capital. Encorajados pelas atitudes de Katniss nos jogos, pequenas rebeliões começam a surgir e a Capital se torna um inimigo implacável.
Tudo parece piorar quando é anunciado o Massacre Quaternário, evento que ocorre a cada 25 edições dos Jogos Vorazes. Katniss volta para a arena e sua participação desta vez, será ainda mais importante para o futuro dos distritos.
A Suzanne Collins só precisou de dois livros para me fazer virar fã dela. A narrativa continua envolvente e ela trabalha a personalidade dos personagens de um jeito que se aproxima muito da vida real. A Katniss, por exemplo, é uma personagem cheia de defeitos e inseguranças, mas ao mesmo tempo, é forte, corajosa e leal.
Os personagens secundários não participam da história à toa: cada um deles tem uma função e contribui para o desenrolar dos acontecimentos. Destaco Finnick Odair, tributo do distrito 4 que tem papel importante durante o Massacre Quaternário e é totalmente cativante. Outro que ganha destaque nesse livro é Gale, melhor amigo da Katniss e causador de mais pensamentos confusos na cabecinha da nossa protagonista!
O romance não é o mote do livro, nem da série, mas é muito bem trabalhado e acontece de forma comedida. Já estou no segundo livro e não faço idéia de quem a Katniss realmente gosta. O que não me impede de forma alguma de ter um preferido! (Peeta onde?)
Outro ponto que me deixou muito animada foi o foco do livro: ao contrário do primeiro volume da série, Em Chamas é mais focado nas conseqüências políticas do 74° Jogos Vorazes. Não quero dizer que não tenha ação, mas vemos muito mais interferência dos governantes de Panem nos Distritos e nos jogos e como isso afeta o cotidiano dos distritos e a vida da Katniss, sua família e seus amigos.
O final é de deixar leitores viciados no meio de um ataque de nervos. É dramático e chocante! Se em algum momento não estive ansiosa pelo fim da série, passou e agora conto os dias, horas, minutos e segundos para o lançamento de Mokingjay, terceiro e último volume da série. Espero que meu coração e minhas unhas sobrevivam até lá.
Sobre o livro:
Em Chamas
Série: Hunger Games
Volume: 02
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 416
Primeiro capítulo: AQUI