sábado, 11 de junho de 2011

RESENHA: Em Chamas (Hunger Games #2)




Matar ou morrer. Não há escolha.
Na arena, o mais capaz vence.
Os jogos vorazes continuam!
Quem quer mais ação, violência, romance e drama, levanta a mão! Pois é, quando acho que nada poderia me deixar mais entusiasmada que o primeiro livro da série Jogos Vorazes, vem o segundo e mostra que sempre se pode melhorar.
Tendo como carro chefe as diversas reações às ações da Katniss durante os Jogos Vorazes, Em Chamas mostra o dia a dia da vencedora do 74° Jogos Vorazes após sua volta ao Distrito 12. Katniss ainda sofre os efeitos de sua participação nos jogos, principalmente no âmbito emocional. As coisas andam estranhas entre ela e Peeta Mellark, o outro vencedor dos jogos. Indecisa sobre o que sente, acaba se afastando dele.
Os dois não tinham idéia como suas ações repercutiram nos distritos cansados de viver sob a forte vigilância da Capital. Encorajados pelas atitudes de Katniss nos jogos, pequenas rebeliões começam a surgir e a Capital se torna um inimigo implacável.

Tudo parece piorar quando é anunciado o Massacre Quaternário, evento que ocorre a cada 25 edições dos Jogos Vorazes. Katniss volta para a arena e sua participação desta vez, será ainda mais importante para o futuro dos distritos.

A Suzanne Collins só precisou de dois livros para me fazer virar fã dela. A narrativa continua envolvente e ela trabalha a personalidade dos personagens de um jeito que se aproxima muito da vida real. A Katniss, por exemplo, é uma personagem cheia de defeitos e inseguranças, mas ao mesmo tempo, é forte, corajosa e leal.

Os personagens secundários não participam da história à toa: cada um deles tem uma função e contribui para o desenrolar dos acontecimentos. Destaco Finnick Odair, tributo do distrito 4 que tem papel importante durante o Massacre Quaternário e é totalmente cativante. Outro que ganha destaque nesse livro é Gale, melhor amigo da Katniss e causador de mais pensamentos confusos na cabecinha da nossa protagonista!

O romance não é o mote do livro, nem da série, mas é muito bem trabalhado e acontece de forma comedida. Já estou no segundo livro e não faço idéia de quem a Katniss realmente gosta. O que não me impede de forma alguma de ter um preferido! (Peeta onde?)

Outro ponto que me deixou muito animada foi o foco do livro: ao contrário do primeiro volume da série, Em Chamas é mais focado nas conseqüências políticas do 74° Jogos Vorazes. Não quero dizer que não tenha ação, mas vemos muito mais interferência dos governantes de Panem nos Distritos e nos jogos e como isso afeta o cotidiano dos distritos e a vida da Katniss, sua família e seus amigos.

O final é de deixar leitores viciados no meio de um ataque de nervos. É dramático e chocante! Se em algum momento não estive ansiosa pelo fim da série, passou e agora conto os dias, horas, minutos e segundos para o lançamento de Mokingjay, terceiro e último volume da série. Espero que meu coração e minhas unhas sobrevivam até lá.

Sobre o livro:
Em Chamas
Série: Hunger Games
Volume: 02
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2011
Editora: Rocco
Páginas: 416
Primeiro capítulo: AQUI



8 comentários:

  1. ô xente... mas é um orgulho essa menina-maquininha de resenha!! \o/

    Pois é...a cada resenha dessa série que eu leio me contorço de vontade de ler... aidna bem que ansiedade e curiosidade num mata tanto assim!!

    Ótima a resenha Mona, pra variar! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Ola!!!
    Decididamente eu tenho que ler esta série expetacular!!!!
    Monique ótima resenha, adoro quando fala dos personagens. A Katniss com suas inseguranças me lembra a Bella, pera aí eu sei não é a a mesma personagem, não me crucuifiquem!!rsrsrsrsrsr Gostei deste lado humano dos personagens te traz um pouco de realidade, afinal os livros que mais lemos são sobrenatural!!personagem secundários #ADORO!!!! acho que pelo fato deles não terem muito destaque me deixa tão curiosa que me apaixono!!rsrsrsr(#LOUCA)
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. A Katniss é bem diferente da Bella.
    Li Jogos vorazes depois do evento que fomos e me apaixonei. Quero muito ler Em chamas e vou correr para ler lovo. o primeiro livro é maravilhoso e mal posso esperar para terminar a série.

    Adorei a resenha.

    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda acho Jogos Vorazes melhor que Em Chamas. Não consegui gostar muito de Em Chamas por Suzanne Collins usar a arena de novo como cenario. Acho que ela é capaz de ter feito tudo o que fez com Em Chamas, mas sem usar os Jogos. Mas já comecei a ler Mockingjay e estou adooorando.

    Beijos, Julia
    Tijolinha,Books & Fanfics

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda to lendo... To sem tempo pra ler (e coragem tbm)
    Mas o livro tá maravilhoso.
    Bate aqui o/ somos team Peeta, hahaha Você não acreditar acidentalmente eu li sem querer a última frase da última página, kkkkkkk Fiquei enlouquecendo o que isso queria dizer ;-; A Suzanne já me conquistou desde do 1º livro. <3

    Bjs :*

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Te vi no blog da Carissa e resolvi visitar!!
    E já chego com a resenha dessa série que estou doida para ler!!

    Parabéns pelo blog, estou seguindo xD

    bjs e boa quinta!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Oie Monique!!
    Fico feliz que você gostou de lá
    HAHA

    Ah é a sorte nas promos estava me acompanhando, mas abandonou...aproveitei bastante.!

    bjs e bom final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Não li a resenha porque ainda não li o livro e não quero saber nada! :D Mas AMEI o primeiro, de PAIXÃO e tô louca pra ler Catching Fire! Tô so esperando o meu chegar (:
    Natália Maia - viciadasemlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir