sábado, 13 de agosto de 2011

RESENHA: Diário de uma Paixão

Nina Duoli

“Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar. Não tenho nenhuma queixa a fazer quanto ao meu percurso e aos lugares aonde ele me levou; talvez sobre outras coisas eu tenha reclamações, suficientes para encher uma tenda de circo, mas o caminho que escolhi tem sido sempre o certo, e tampouco gostaria que tivesse sido de outro jeito.”

Falar dos livros do Sparks acaba sendo redundante. Mais uma vez ele nos deixa com o coração na mão e uma história linda.
Diários de uma paixão foi o primeiro livro publicado de Sparks e, na minha opinião ele começou contando sua melhor história.

Diários de uma paixão (The Notebook) conta a história de Noah e Allie. Os dois se conheceram em um parque na cidade de Nova Berna, onde Allie, filha de pais ricos tinha ido passar suas férias de verão. Os dois logo se apaixonaram e tiveram um verão mágico, andando de canoa no rio, passeando pela cidade ou deitados debaixo de um grande carvalho onde Noah lia poesias para Ellie. Até que chega a hora de Allie ir embora e eles tem que se separar.

Depois de muitos anos, muito sofrimento e muitas cartas de Noah escondidas pela mãe de Allie, ela vê, nas vésperas de seu casamento com Lon, um famoso advogado, uma reportagem no jornal falando sobre a restauração de uma antiga casa de fazenda em Nova Berna feita por um certo Noah Calhoun. Allie resolve voltar até Nova Berna e aos sentimentos que viveu no passado.

Toda a história é contada por Noah (Dick) para sua esposa que tem o Mal de Alzheimer. Apesar de toda a história de Noah e Allie ser muito tocante, a história de Noah, já no asilo, é a mais emocionante e é onde podemos sentir toda a verdade e todo o amor entre Noah e Allie e como o amor pode mudar as pessoas e quem está em volta delas.

O livro é bem pequeno e muito fácil de ler. Pode parecer mais do mesmo de Sparks, mas cada livro dele desperta um sentimento diferente. Esse livro especialmente foi escrito em uma época em que o Mal de Alzheimer estava muito na mídia e é bem legal para quem não tem conhecimento sobre a doença, pois é um tema abordado de forma bem simples e interessante e por isso podemos perceber uma realidade maior na história.

O filme “Diários de uma paixão”, baseado no livro foi filmado em 2004. Não vou dizer que é igualzinho ao livro, mas a essência e os sentimentos que ele desperta são os mesmos. O filme é lindo e profundo e vale a pena, mas o livro tem detalhes da história que fazem falta no filme.

Para saber mais sobre o filme, leiam a resenha do Tullio Dias no Cinema de Buteco clicando na imagem abaixo. Ele é louco pelo filme e fez uma resenha bem legal que me fez não ter medo de me decepcionar com o filme depois de ter lido o livro!!





Sobre o livro:

Título: Diário de uma Paixão
Autores: Nicholas Sparks
Editora: NOVO CONCEITO 
Ano: 2010
Número de páginas: 256
Site oficial do livro: AQUI


3 comentários:

  1. Ei Nina...

    Menina não sabia que vc tinha feito resenha de 'Diario de uma paixão'! A-Do-Rei!

    Alias eu amo Nicholas Sparks desde sempre, ele é sem sombra de duvidas um dos meus autores chorantes favoritos.

    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler o livro mas me emocionei muiiiito com o filme. Essa estoria é linda d+

    Parabéns pela resenha, beijos

    ResponderExcluir
  2. Nicholas Sparks, né? Lenços, lágrimas e muito romance! tenho esse livro e logo irei lê-lo. Nem quis ver o filme ainda porque quero ter surpresa sobre tudo! =)

    Amei a resenha, Nina! =)

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Eu li e assisti o filme, e chorei e me emocionei com esta hist[oria tão linda, sou fã do Sparks desde Querido John, e virei ainda mais depois de Diarios de uma paixão ele não poderia acerta mais na estreia de suas escritas com este livro. E concordo com vc o filme foi muito bem adaptado, não perdendo em nada a essencia emocionante deste livro. E se vc assisti antes não quebra o encanto do livro de forma alguma. Recomendo tanto o livro como o filme foram ótimos!!!Ótima resenha!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir