sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RESENHA: Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani

Monique Melo 


Insegura e tímida, Fani é fascinada por cinema e tem uma coleção de DVDs que ela não empresta a ninguém. Costuma assistir os filmes e classificá-los por estrelinhas e analisar cada um não é simplesmente um hobby para ela: Fani sonha em cursar a Faculdade de Cinema, contrariando o desejo da mãe que adoraria vê-la formada em Direito.
Tem grandes amigas, como a Gabi, Natalia e Priscila e um melhor amigo muito fofo, o Léo (ai ai ai, o Léo...) que sempre estão por perto e dão aquela força quando a personalidade insegura e romântica da Fani entra em ação. Gabi sempre tem bons conselhos e a apóia quando Fani tem pela frente mais uma empreitada idealizada pela mãe: vê-la participando de um intercâmbio.
É a partir deste intercâmbio que tudo começa a mudar: o Léo se comporta de forma estranha e a paixonite da Fani pelo lindo professor de Biologia tem seus avanços. Conforme o dia de partir vai se aproximando e as mudanças vão acontecendo, Fani encara muita das suas inseguranças e finalmente se dá conta dos seus sentimentos. Mas será que ainda dá tempo de mudar o final do filme?

Minha história com a série Fazendo Meu Filme começou depois que li resenhas de vários blogs literários que elogiaram demais a série. Decidi ir com calma, já que muita expectativa geralmente vem acompanhada de decepção. Mesmo munida desse pensamento, me vi comprando os três livros da série de uma só vez (o preço estava muito bom) e alguns meses atrás, quando participar de um blog literário nem me passava na cabeça, iniciei a leitura.

Quando comecei a ler Fazendo Meu Filme – A estréia de Fani não esperava que fosse me cativar dessa maneira. Achei, de forma errônea, que nada apresentado pela autora acrescentaria alguma coisa de diferente dos tantos romances adolescentes que encontramos nas livrarias. Mas me surpreendi com cada parágrafo.

Fani é uma garota comum, com sonhos comuns e é justamente por isso que me encantou. Como li numa resenha de um blog, o qual não me recordo o nome agora, as situações que ela passa um dia já passamos (no caso de quem já é adulto) ou iremos passar (se ainda for adolescente). Suas inseguranças e sonhos são muito próximos de nossa realidade então fica fácil imaginar, conforme a descrição da Paula Pimenta avança, as reações e sentimentos da Fani a cada momento de decisão.

O crescimento da protagonista durante todo o livro é muito bem desenvolvido e a importância da sua relação com os familiares, amigos e com seus próprios anseios e medos são descritos de forma clara e envolvente. A personalidade dos personagens e suas atitudes também são tão próximas do nosso cotidiano que é impossível não compará-los com pessoas com as quais nós convivemos (fiz muito isso durante a leitura). A aposta da Paula Pimenta no enredo simples e cheio de situações corriqueiras é mais que bem sucedida.

Adorei a inclusão dos emails, bilhetinhos e listas nos capítulos. Além de ficar muito dinâmico, cria uma proximidade maior com o leitor porque, novamente, é o tipo de coisa que todos fizemos (troquei tanto bilhete no ensino técnico e na faculdade!). O que dizer então de um livro onde cada capítulo nos brinda com diálogos de filme? Imagina como foi bom ver trechos de “Curtindo a vida adoidado”, “Dirty Dancing” e os “Goonies”, alguns de meus filmes preferidos e que me lembram tão bem a adolescência?

Tão emocionante o final! Muito fofo e totalmente fiel ao desenvolvimento do enredo. Deixou aquele gostinho de quero mais e me fez sair correndo para ler Fazendo Meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha e virar fã dessa ótima escritora brasileira. Paula Pimenta, cinco estrelinhas para você!

Sobre o livro:
Fazendo Meu Filme 1 – A estréia de Fani
Série: Fazendo Meu Filme
Volume: 01
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2009
Editora: Autêntica/Gutenberg
Páginas: 336
Hotsite: AQUI
Site da autora: AQUI
Twitter da Autora: @paulapim