sexta-feira, 26 de agosto de 2011

RESENHA: Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia de Fani

Monique Melo 


Insegura e tímida, Fani é fascinada por cinema e tem uma coleção de DVDs que ela não empresta a ninguém. Costuma assistir os filmes e classificá-los por estrelinhas e analisar cada um não é simplesmente um hobby para ela: Fani sonha em cursar a Faculdade de Cinema, contrariando o desejo da mãe que adoraria vê-la formada em Direito.
Tem grandes amigas, como a Gabi, Natalia e Priscila e um melhor amigo muito fofo, o Léo (ai ai ai, o Léo...) que sempre estão por perto e dão aquela força quando a personalidade insegura e romântica da Fani entra em ação. Gabi sempre tem bons conselhos e a apóia quando Fani tem pela frente mais uma empreitada idealizada pela mãe: vê-la participando de um intercâmbio.
É a partir deste intercâmbio que tudo começa a mudar: o Léo se comporta de forma estranha e a paixonite da Fani pelo lindo professor de Biologia tem seus avanços. Conforme o dia de partir vai se aproximando e as mudanças vão acontecendo, Fani encara muita das suas inseguranças e finalmente se dá conta dos seus sentimentos. Mas será que ainda dá tempo de mudar o final do filme?

Minha história com a série Fazendo Meu Filme começou depois que li resenhas de vários blogs literários que elogiaram demais a série. Decidi ir com calma, já que muita expectativa geralmente vem acompanhada de decepção. Mesmo munida desse pensamento, me vi comprando os três livros da série de uma só vez (o preço estava muito bom) e alguns meses atrás, quando participar de um blog literário nem me passava na cabeça, iniciei a leitura.

Quando comecei a ler Fazendo Meu Filme – A estréia de Fani não esperava que fosse me cativar dessa maneira. Achei, de forma errônea, que nada apresentado pela autora acrescentaria alguma coisa de diferente dos tantos romances adolescentes que encontramos nas livrarias. Mas me surpreendi com cada parágrafo.

Fani é uma garota comum, com sonhos comuns e é justamente por isso que me encantou. Como li numa resenha de um blog, o qual não me recordo o nome agora, as situações que ela passa um dia já passamos (no caso de quem já é adulto) ou iremos passar (se ainda for adolescente). Suas inseguranças e sonhos são muito próximos de nossa realidade então fica fácil imaginar, conforme a descrição da Paula Pimenta avança, as reações e sentimentos da Fani a cada momento de decisão.

O crescimento da protagonista durante todo o livro é muito bem desenvolvido e a importância da sua relação com os familiares, amigos e com seus próprios anseios e medos são descritos de forma clara e envolvente. A personalidade dos personagens e suas atitudes também são tão próximas do nosso cotidiano que é impossível não compará-los com pessoas com as quais nós convivemos (fiz muito isso durante a leitura). A aposta da Paula Pimenta no enredo simples e cheio de situações corriqueiras é mais que bem sucedida.

Adorei a inclusão dos emails, bilhetinhos e listas nos capítulos. Além de ficar muito dinâmico, cria uma proximidade maior com o leitor porque, novamente, é o tipo de coisa que todos fizemos (troquei tanto bilhete no ensino técnico e na faculdade!). O que dizer então de um livro onde cada capítulo nos brinda com diálogos de filme? Imagina como foi bom ver trechos de “Curtindo a vida adoidado”, “Dirty Dancing” e os “Goonies”, alguns de meus filmes preferidos e que me lembram tão bem a adolescência?

Tão emocionante o final! Muito fofo e totalmente fiel ao desenvolvimento do enredo. Deixou aquele gostinho de quero mais e me fez sair correndo para ler Fazendo Meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha e virar fã dessa ótima escritora brasileira. Paula Pimenta, cinco estrelinhas para você!

Sobre o livro:
Fazendo Meu Filme 1 – A estréia de Fani
Série: Fazendo Meu Filme
Volume: 01
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2009
Editora: Autêntica/Gutenberg
Páginas: 336
Hotsite: AQUI
Site da autora: AQUI
Twitter da Autora: @paulapim

11 comentários:

  1. Quero mt ler essa série da Paula.
    Parece ser muito divertido *-*

    ResponderExcluir
  2. Brasileira e de BH! \o/

    Fantástica a resenha Mona e o livro parece óóóótimo. Tá tão cheio de livros de fantasia que quando aparece um que trata de cotidiano, de coisas próximas a nós é sempre uma surpresa! Adooooro!

    Vou ler quando eu voltar, certeza!

    Bjokas!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Quero muito, muuuuito ler esse livro! Tô curiosíssima!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!
    Já me apaixonei pelo livro, eu sempre achei que me vida daria um filme e é lendo este livro que nos econtramos nesta fase tão boa!!! Monique,vc sempre me falou do quanto era bom este livro e depois desta resenha eu não tenho dúvidas. Eu amo ver o amadurecimento das personagens no decorrer da leitura(isso só não se aplica a Ever, ela não amadurece!!que saco!!), eu amo os filmes Goonies e Curtindo a vida adoidado, eu sempre dei boas gargalhadas com estes filmes. Ptronto mais um livro pra minha interminável listinha, ou melhor 3 livros(as continuações).
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai não faz isto comigo Monique! Depois desta resenha vou ter que passar urgentemente FAZENDO MEU FILME na frente de tudo os outros! Adeus minha fila de espera! Risos
    Ameis a resenha só não gostei do tema aluna apaixonada por professor! Confesso que tenho certa aversão a este tema. Será que vou gostar disto no livro?! O.o
    Super cheiros da Serena!

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo que lê esse livro se apaixona! EU preciso ler logo de uma vez, pois cada resenha que leio, mais curiosa eu fico!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é tudo de bom,(chorei, sorri)
    é de mais... afinal a coleção inteira é perfeita.
    Estou muito anciosa para lançar o " fazendo meu filme 4"

    ResponderExcluir
  8. parabéns Monique, eu amo suas resenhas, e a série fazendo meu filme é com certeza a minha predileta! Realmente, é incrivel como a Paula dá realismo à história mas ao mesmo tempo também à torna mágica!

    ResponderExcluir
  9. tenho a coleçao toda de paula pimenta amo muito os livros dela e a letra que estamos comentando aqui e a mesma dos emails de estefania ops fani ela não gosta de ser assim....
    bjs paula pimenta continue assim...

    ResponderExcluir
  10. PAULINHA AQUI AMIGA LEMBRA AMANDA BJS

    ResponderExcluir
  11. oi que tem stardoll aqui me visita o meu nome é amanda_andrade2

    ResponderExcluir