segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RESENHA: Confissões de um Turista Profissional

‘Confissões de um turista profissional’ é um livro de Jota Pinto Fernandes, alter ego do jornalista  Kiko Nogueira, que foi colunista e diretor de redação da revista ‘Viagem e Turismo’. A obra reúne uma coletânea de  crônicas (confissões?) sobre viagens. Mas não espere nada de convencional no livro como um habitual roteiro turístico.

O livro reúne todo o tipo de pérolas de viagens adquiridas pelo autor durante os anos.  A linguagem é bem fluida e super leve. É o tipo de livro que você pega pra se distrair e dar boas risadas. As crônicas são pequenas, menos de uma pagina no geral. Li o livro em menos de 3 horas. Confesso que não é o tipo de livro que chamaria minha atenção mas no fim acabei me surpreendendo bastante.


O livro tem passagens cômicas como as impressões do autor sobre a visita clássica ao museu do Louvre pra ver a tão famosa  Monalisa. Esse texto em especial foi um dos que eu mais gostei. Só pelo titulo já me peguei dando boas risadas ‘Ela esta rindo de você’ (pagina 34). Imperdível. Vou citar um trechinho:

“Tente vê-la de perto. Você compra o ingresso, desdobra o seu mapinha e vai direto para a sala onde ela está. Ao chegar lá, lá estão algumas dezenas de turistas, ansiosos como você. Só que eles chegaram na sua frente. Você espera aquele monte de cabeças sair e, finalmente, esta na cara a cara com Gioconda. Nos pouquíssimos segundos diante do quadro, você tentará, ingenuamente, entender qual a razão desse frisson todo. Entre você e ela existe um vidro. Há também aquela distancia regulamentar e o bedel com cara de poucos amigos. (...)”

Para os amantes de crônicas e textos leves e divertidos o livro é uma ótima pedida. Recomendo.

Sobre o livro

Titulo: Confissões de um turista profissional
Autor: Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 94

Um comentário:

  1. Gosto de livros de crônicas com um teor bem leve e divertido. Gostei bastante desse trechinho que você postou. Acho que seria uma boa pedida para uma tarde sem fazer nada.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir