terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RESENHA: Qual seu número?


Monique Melo


Chick-lit tem sempre a premissa de uma mulher atrapalhada em busca do verdadeiro amor e de uma posição legal no trabalho. Qual Seu Número não é diferente. Acompanhamos Delilah em sua busca pelos ex namorados depois de ler uma matéria onde grande parte das mulheres que tiveram mais que 10,5 casos não conseguem encontrar seu par ideal. Delilah tem 20 em sua lista e enxerga uma única solução para seu problema: encontrar dentre os vinte, um que será seu marido. Munida de otimismo e o pouco dinheiro que tem, começa uma busca pelos seus antigos pretendentes com a ajuda de Colin, seu vizinho irlandês e charmoso.


“... talvez não dê certo entre mim e você. Por outro lado, talvez seja a melhor coisa das nossas vidas. Tudo que sei é que, se não tentarmos, nunca vamos saber.” – página 372

Esse divertido e romântico chick-lit escrito por Karyn Brosnak me encantou! Sabe aquele personagem que você acha que vai odiar, mas que acaba adorando? Pois é, a Delilah é assim. Fora dos livros, seu personagem poderia facilmente ser chamado de coisas nada lisonjeiras, mas a sinceridade dela, a forma divertida e o otimismo dela me conquistou! Creio que esse é justamente o trunfo de “Qual seu Número?”: seus personagens são muito bem construídos. Desde a mãe controladora e superficial ao avô de espírito jovem e cheio de bons conselhos, a autora escreve cada personagem com características reais e que atraem o leitor.

Mesmo com elementos encontrados em outros livros do gênero como os momentos bizarros os quais sentir vergonha alheia não é suficiente para expressar o quanto a situação é excêntrica, a escrita da autora superpõe os clichês e conquista o leitor. Os diálogos são bem desenvolvidos e a narrativa é ótima, a leitura flui muito bem e o livro não é nada cansativo. Diversas cenas me levaram a rir descontroladamente, assim como outras me fizeram suspirar em alguns momentos românticos e sentir muita pena da Delilah quando seus planos não davam certo. Recomendo muito!

P.S: O livro foi adaptado para o cinema e lançado ano passado. A idéia geral permaneceu, mas grande parte dos acontecimentos foi alterada, além de nomes (mudaram até o nome da protagonista!) e a personalidade de vários personagens. Não gostei da mudança no final, embora o filme seja muito engraçado e proporcione muita diversão se o espectador deixar de lado as comparações com o texto original.

Sobre o livro:
Qual seu número?
Autora: Karyn Brosnak
Ano: 2010
Editora: Novo Conceito
Páginas: 414
Trailer do filme:

8 comentários:

  1. quero mtooo ver o filme.. o livro eh mto legal

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o trailer bem legal, ainda quero ver o filme. Se na época que eu ganhei o livro não estivesse com uma pilha de outros para ler... Achei bem interessante, e queria ler algo do gênero.

    Bjo,
    restaurantedamente.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh...eu tô doida pra ler esse livro. Mãe leu e adorouuuuu... todo dia me falava que tava morrendo de rir do livro.
    Quando eu der uma desafogada nos milhões que tenho pra ler, acho que pego esse!

    Ótima resenha MOna!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Esse livro é muito legal, lembro que dei boas gargalhadas o lê-lo. Serio a Delilah conquista mesmo pelo jeito atrapalhado e divertido. O Colin é o típico vizinho que todas nós qieriamos! suspiros.... rsrsrsrs O filme eu concordo com vc o melhor é o livro, principalmente pelo final, mas não acho que foi uma adaptação tão ruim, foi bem divertido.
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. O filme é muito bom, agora preciso ler o livro pra ver se é tão bom como estão comentando por ai.

    Passa no meu blog? Tem promoção Nova
    http://just-livros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ei Monique...

    Nha eu gostaria muito de ter a oportunidade de ler esse livro especialmente pelo monte de criticas que eu li. Uns amaram, outros odiaram. Bom saber que vc teve uma otima esperiencia com ele :) Mais um motivo pra querer ler.

    Otima resenha, parabéns e beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro muito bem da sua empolgação qnd estava lendo o livro, todo dia tinha um comentário! rsrsrs Deve ser muito bom mesmo, sabe que eu gosto dessas leseiras né?!

    ResponderExcluir
  8. eu amei o livro e o filme... soh achei uma pena o fato do filme n ter sido tao fiel, mas ainda sim ainda teve a msm forma comica de tratar do assunto... amei

    ResponderExcluir