quinta-feira, 29 de março de 2012

RESENHA: Presentes da Vida - Emily Giffin

 Fabiana Araújo

Darcy Rhone tinha uma vida perfeita para seus padrões: era bonita, tinha um emprego glamouroso como relações publicas, um círculo de amizades seleto, um noivo maravilhoso, um apartamento com sacada para o Central Park e um bonito anel de diamantes na mão esquerda. E como se não bastasse ainda tinha um amante, Marcus. Pois é, tudo parecia perfeito pra ela não mesmo? Só que Darcy não contava com o fato de Rachel, sua melhor amiga e madrinha sem graça, roubasse seu noivo. ‘Presentes da Vida’ é a versão da Darcy sobre os acontecimentos do livro ‘O noivo da minha melhor amiga’ que ganhou adaptação
cinematográfica em 2011. Trailer aqui:

O livro é narrado em primeira pessoa por Darcy e a protagonista me irritou tanto nas 200 primeiras paginas que a leitura foi bem arrastada. Não conseguia entender suas atitudes e muito menos seu comportamento. O fato dela não superar os acontecimentos me irritou bastante. Peloamordedeus ela não gostava do Dexter, não o respeitava e o traía há um bom tempo.



Tudo bem que pegá-lo de cuecas (que era um presente dela só pra constar #hilario) escondido no guarda-roupa da casa da sua melhor amiga tenha sido um ‘soco arrebatador’. Sinceramente? Não consigo nem imaginar o.O Mas reclamação e a lamentação tornou minha leitura bem sofrida e durante esses primeiros capítulos foi um ‘mimimi’ sem fim.

O livro fica mesmo atraente quando Darcy vai passar umas ‘férias’ em Londres e se hospeda na casa de Ethan (esse lindo), um amigo de infância. É nessa cidade mágica que tudo acontece e onde Darcy começa a amadurecer. Ethan tem uma participação milagrosa nessa transformação e a leitura se torna muito prazerosa.

Embora Darcy seja uma personagem irritante a principio ela possui algumas tiradas muito sarcásticas e o leitor se pega rindo das confusões em que ela se mete e o modo como ela nos apresenta os fatos é muito cômico. O amadurecimento de Darcy me arrancou muitas lagrimas, alias a partir da terça parte do livro chorei um monte de vezes. A mudança da personagem foi muito bem escrita e Emily Giffin nos presenteia com algo realmente belo.

‘Presentes da Vida’ é um livro que nos faz acreditar que as pessoas podem mudar e se tornar melhores basta um pouco de amor e boa vontade. Super recomendo.

E como diria a própria Darcy: “Amor e amizade. São eles que nos fazem ser quem somos e podem nos mudar, se deixarmos.”

Sobre o livro:

Titulo: Presentes da Vida
Autor: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 383

7 comentários:

  1. Ola!!
    É fato que a Emily Griffin é a queridinha dos leitores, embora não tenha lido nenhum livro desta autora me sinto incerida nos temas porque meus amigos fãs da Griffin não param de falar o quanto são bons seus livro. A personagem Darcy é de opiniões bem divididas uns amam uns odeiam. Eu já li um livro, Sou toda errada da Tammy Luciano, em que a protagonista é a vilã da estória o que parece acontecer em presentes da vida e sinceramente achei muito legal, mas o amadurecimento que vc fala na resenha cho que compensa toda a irritação causada pela personagem.Quero muito ler todos da Emily.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler presentes da vida, Fabi! Eu adorei O noivo da minha melhor amiga e tenho que confessar que detesto a Darcy. Mas todo mundo fala que ela muda nesse livro,etnão quero ler e ver se minha opinão sobre ela continua a mesma!

    Beijos@!

    ResponderExcluir
  3. Ei Danny...

    Obrigada por ter lido a resenha e comentado. A Darcy é aquele tipo de personagem que vc não se simpatiza a principio mas que vai te ganhando aos pouquinhos sabe? No final do livro vc se vê supreendido e sensibilizado com a mudança dela.

    Tbem quero ler os outros livros da Emily com certeza. O proximo sera 'Questoes do Coração' que ja tenho aqui em casa. :) Beijão e otimo final se semana.



    Ei Monique...

    Nhaaa eu acho que vc vai ter a mesma reação que eu viu? kkkk Vai ser uma antipatia só a principio mas no final vc vai gostar da Darcy sim. O livro é muito bom e aborda o amadurecimento de uma forma bem real, sem aqueles cliches sabe?

    Bom, qdo ler me conta o que achou. Obrigada por ter lido e comentado a resenha. Super beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Sou suspeita para falar, porque amo a Giffin. Amo este livro. Acho que gosto mais do que de O Noivo da Minha Melhor amiga.

    Passei de uma pessoa que odeia a Darcy para alguém que admira demais a personagem.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Carissinha...

    A Darcy ganha o nosso respeito com o decorrer da narrativa né? Passei a respeita-la muito depois da metade do livro :)

    Quero muito ler 'Questões do coração' é o proximo livro que lerei da autora com certeza \o/

    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão e otimo final de semana

    ResponderExcluir
  6. Imagino a dificuldade de fazer um personagem amadurecer e mudar a forma como as pessoas o veem. E do leitor dar uma chance de ver o amadurecimento, lendo até o fim. Dificilmente mudo de opinião a respeito de um personagem quando desgosto dele logo de cara. Parabéns pela sua determinação em ler o livro até o fim e pela resenha. Deu vontade de ler o livro.
    Beijos Fabi!

    ResponderExcluir
  7. Ei Mainha...

    Nha a Darcy é uma daquelas personagens que vc aprende a amar e a respeitar. Impossivel não simpatizar com ela no final do livro. Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir