domingo, 18 de março de 2012

RESENHA: Uma Vida Interrompida

Nina Duoli

“Meu sobrenome era Salmon, salmão, igual ao peixe; meu primeiro nome era Susie. Eu tinha 14 anos quanfo fui assassinada no dia 6 de dezembro de 1973. Meu assassino foi um homem da nossa vizinhança.”


Quem aí já assistiu “Um olhar do Paraíso”? Eu assisti no cinema quando estreou e achei que nunca na vida ia assistir nada tão lindo e tão triste ao mesmo tempo. O filme é emocionante ao extremo e misturando com cenas surreais do paraíso de uma menina de 14 anos que tinha sonhos suficientes para uma longa vida acaba que a gente se sente meio que no fim do mundo. Ok, talvez não tenha sido tããooo forte para muita gente, mas se você para pra pensar vai acabar sem palavras. Esse ano, passeando pelas livrarias aqui em Dublin eu achei o livro e resolvi entrar um pouquinho mais na história.


Um Olhar do Paraíso é o filme baseado no livro “Uma Vida Interrompida: memórias de um anjo assassinado” que conta a história de Susie Salmon, que foi estuprada e assassinada aos 14 anos pelo seu vizinho. Na verdade, quem conta a história é Susie que acompanha a todos do Paraíso. Ela assiste todo o sofrimento de sua família e amigos após a sua morte, a dificuldade da polícia em encontrar seu assassino e qualquer prova que leve a ele, a dor e sofrimento do seu pai, que tenta a todo custo descobrir e depois provar para a polícia quem é o assassino e a difícil aceitação de sua morte por sua mãe.

Ao mesmo tempo, Susie também pode ver tudo que acontece com seus amigos. A vida que segue na terra mesmo sem ela estar presente, todas as conquistas que ela gostaria de estar participando, seus amigos fazendo novas descobertas, novos amigos e Ray, seu primeiro amor, o garoto que ela iria se encontrar e dar seu primeiro beijo exatamente no dia de sua morte. Estando no paraíso, Susie também tem acesso a vida de seu assassino e todas as meninas (uma única mulher adulta) que foram assassinadas por ele. 

Todos os personagens da história são muito importantes e muito bem caracterizados, um por um. O desespero de seu pai, o jeito estranho de sua mãe em lidar com a tragédia, sua irmã que se sente perdida, o irmão mais novo que cresce com Susie mesmo ela não estando por perto, sua avó que vê a necessidade de mudar e fazer parte da família e o detetive Len que tem dois papéis importantes e contraditórios na história. Fora os outros personagens como Ray, sua mãe, Ruth, o namorado e o cunhado da sua irmã... a história não poderia ser a mesma sem cada um deles.

A história que é contada no livro é um pouco diferente do filme. A relação de Susie com Ruth é bem mais forte e importante no livro que no filme, assim como o relacionamento com sua irmã e seus pais. A visão de Susie também é um pouco diferente. No filme ela é mais ressentida com tudo que aconteceu e está sempre buscando e tentando mostrar para seu pai o seu assassino de uma forma mais agressiva. A Susie do livro é mais doce, cheia de sonhos, tenta confortar sua família, interage com seu paraíso e com tudo que acontece nele. O paraíso para ela, no livro, não é como um assunto inacabado, apesar de que ela sabe que não vai ficar ali para sempre. 

Recomendo ambos, filme e livro. O livro você consegue ter mais a sua visão e talvez chegue mais próximo da visão de Susie de tudo que acontece com ela e com as pessoas a quem ela é ligada. O filme te inunda com imagens belíssimas e uma trilha sonora deliciosa que te levam para o paraíso daquela Susie, um pouco mais vingativa... mas os dois são lindos de maneiras diferentes.

Uma curiosidade sobre o livro:  “A escolha do tema tem a ver com a vida da própria autora. Alice Sebold, aos 19 anos, quando estava no primeiro ano de faculdade e ainda sonhava ser poeta, foi estuprada em um beco do campus da universidade. Ao chegar à delegacia, machucada, assustada e não mais virgem, ouviu de um dos investigadores que várias mulheres haviam sido estupradas e mortas no mesmo beco antes dela. Alice Sebold queria criar um romance de ficção quando pensou na história que viria a se transformar em Uma Vida Interrompida.”- Site da Ediouro. 


 Sobre o Livro:
Título: Uma Vida Interrompida (Lovely Bones).
Autora: Alice Seabold
Editora: Ediouro
Páginas: 353
Site do filme: Lovely Bones
Trailler do filme

6 comentários:

  1. Nossa, eu não lembrava que esse filme era baseado em livro. Tenho certo receio em ver o filme justamente por ser um tanto triste, mas creio que deve ser bom ler o livro e ver adaptação depois. Fiquei bem interessada e creio que a leitura deve restratar tudo de uma forma bem real.
    Como sempre sua resenha está ótima, chefa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Nina...

    Nha eu vi o filme e agora vc me deixou super curiosa pra ler o livro tbem heim? Danadinha vc.

    E é fato, o filme é bem intenso mesmo, chorei horrores é uma estoria linda. Adorei a resenha, parabéns.

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. eu fico mto p da vida com esses tipo de pessoas q fazem estes tipos de crime... mas enfim.. a estoria eh triste, mas pelo trailer me parece q há tb seus momentos de beleza

    ResponderExcluir
  4. Ola!!
    Acho muito forte quando um livro ou filme trata de um tema como este: assassinato de praticamente uma criança e estupro. Eu não tinha visto Um Olhar no paraíso mas quero ver, o livro tem uma visão mais interessante da Susie,por isso quero ler também.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme hoje e me acabei de chorar, ate pq tenho sobrinhas proximas da idade de Suzie. Como sou curiosa nata, parei no seu blog. Adorei a resenha. Ainda mais a curiosidade sobre a autora. Eu sabia q uma historia tao profunda e verdadeira assim nao poderia ter surgido (infelizmente) do nada.

    ResponderExcluir
  6. EU vi o filme e é simplesmente lindo!!! recomendo a todos. Agora estou louca pra ler o livro.

    ResponderExcluir