sexta-feira, 25 de maio de 2012

RESENHA: A esperança de uma mãe


Fabiana Araújo

“Na Suíça do inicio do século XX, a ambiciosa e decidida Martha Schneider sai de casa determinada a fugir do pai violento, da mãe amorosa, mas fraca, e das restrições impostas às mulheres naquela sociedade.”

Esse é o terceiro livro da autora que leio e a segunda resenha que ouso escrever de um livro dela. Digo ‘ousar’ porque, sinceramente, a autora é tão D.I.V.A que não consigo achar palavras dignas para expressar meu carinho pelo seu maravilhoso trabalho.

“A esperança de uma mãe” nos conta a estória de Martha, uma mulher que sonha em estudar e  conquistar seu próprio sustento. Martha desde pequena sonha em aprender tudo o que for possível. Queria terminar o colégio, cursar a universidade e ter seu próprio negócio. Porém esse não é o desejo de seu pai. Para ele, estudos demais enchem a cabeça das meninas de bobagens e a torna ainda mais abusada e rebelde.


 Incentivada pela mãe a ‘voar’ ela parte em busca de novos caminhos e oportunidades. Oportunidades que a sociedade machista da época (e seu pai) não está disposta a oferecer às mulheres. Em busca de liberdade e conhecimento, Martha inicia sua jornada, cruzando fronteiras e atravessando continentes.

A trajetória de Martha é árdua e ambientada entre as duas Grandes Guerras. Sua personalidade é tão bem estruturada que é impossível não se envolver com a personagem e se sensibilizar com os acontecimentos. Martha se mostra forte e decida, e tenta esconder do mundo e de si mesma seus medos e carências. É impossível não se pegar rindo, torcendo  e roendo unhas. Isso quando não está chorando e amaldiçoando algumas atitudes de certos personagens. Quem não se emociona com os diálogos da mãe? Com as carências de Martha e as dificuldades que enfrenta? (Isso sem mencionar Hildemara!  Martha tem um lugar todo especial no meu coração, mas Hildemara é minha personagem favorita. Ela roubava o meu coração cada vez que aparecia. Muito amor. Não vou entrar em detalhes sobre quem é a personagem para não estragar as surpresas do leitor ok?)

Para os leitores que, assim como eu, não dispensam um bom romance, o livro conta com duas estórias de amor envolventes, lindas e muito bem escritas. Aquelas que te fazem desejar que um mocinho lindo desses na sua vida sabe? Mas não se deixe enganar, eles não são príncipes encantados, tem seus erros e acertos. Isso é uma das coisas que mais me encantam nas estórias de Rivers. Seus personagens são muito próximos da realidade.

Francine Rivers sabe como mexer com o coração dos leitores e tocar em assuntos sérios e complexos como a violência doméstica, a relação familiar, o bullying nas escolas, a fé e a esperança que nos impulsionam nos momentos de grande desespero.  O livro relata também a relação entre pais e filhos. O leitor se envolve tanto com a leitura que se pega pensando em todas as vezes que, por um motivo ou outro, não compreendeu as atitudes de seus pais.

A narrativa é rápida, descontraída e de uma beleza absurda. Não vejo a hora de ler a seqüência “Hers Daughter´s Dream” que provavelmente será lançada no final do ano! Super hiper ultra mega recomendo!

OBS: A autora nos conta no final do livro (Notas da Autora, pag. 498) que essa série de 2 livros foi inspirada em uma pesquisa que ela fez na estória da própria família e em relatos que leu nos diários de sua mãe. Ela queria descobrir o que provocou a rixa entre a mãe e a avó, um desentendimento que elas não tiveram tempo para esclarecer.


Sobre o livro:
Titulo: A esperança de uma mãe
Autor: Francine Rivers
Editora: Verus
Número de páginas: 504
Booktrailer: