sexta-feira, 25 de maio de 2012

RESENHA: A esperança de uma mãe


Fabiana Araújo

“Na Suíça do inicio do século XX, a ambiciosa e decidida Martha Schneider sai de casa determinada a fugir do pai violento, da mãe amorosa, mas fraca, e das restrições impostas às mulheres naquela sociedade.”

Esse é o terceiro livro da autora que leio e a segunda resenha que ouso escrever de um livro dela. Digo ‘ousar’ porque, sinceramente, a autora é tão D.I.V.A que não consigo achar palavras dignas para expressar meu carinho pelo seu maravilhoso trabalho.

“A esperança de uma mãe” nos conta a estória de Martha, uma mulher que sonha em estudar e  conquistar seu próprio sustento. Martha desde pequena sonha em aprender tudo o que for possível. Queria terminar o colégio, cursar a universidade e ter seu próprio negócio. Porém esse não é o desejo de seu pai. Para ele, estudos demais enchem a cabeça das meninas de bobagens e a torna ainda mais abusada e rebelde.


 Incentivada pela mãe a ‘voar’ ela parte em busca de novos caminhos e oportunidades. Oportunidades que a sociedade machista da época (e seu pai) não está disposta a oferecer às mulheres. Em busca de liberdade e conhecimento, Martha inicia sua jornada, cruzando fronteiras e atravessando continentes.

A trajetória de Martha é árdua e ambientada entre as duas Grandes Guerras. Sua personalidade é tão bem estruturada que é impossível não se envolver com a personagem e se sensibilizar com os acontecimentos. Martha se mostra forte e decida, e tenta esconder do mundo e de si mesma seus medos e carências. É impossível não se pegar rindo, torcendo  e roendo unhas. Isso quando não está chorando e amaldiçoando algumas atitudes de certos personagens. Quem não se emociona com os diálogos da mãe? Com as carências de Martha e as dificuldades que enfrenta? (Isso sem mencionar Hildemara!  Martha tem um lugar todo especial no meu coração, mas Hildemara é minha personagem favorita. Ela roubava o meu coração cada vez que aparecia. Muito amor. Não vou entrar em detalhes sobre quem é a personagem para não estragar as surpresas do leitor ok?)

Para os leitores que, assim como eu, não dispensam um bom romance, o livro conta com duas estórias de amor envolventes, lindas e muito bem escritas. Aquelas que te fazem desejar que um mocinho lindo desses na sua vida sabe? Mas não se deixe enganar, eles não são príncipes encantados, tem seus erros e acertos. Isso é uma das coisas que mais me encantam nas estórias de Rivers. Seus personagens são muito próximos da realidade.

Francine Rivers sabe como mexer com o coração dos leitores e tocar em assuntos sérios e complexos como a violência doméstica, a relação familiar, o bullying nas escolas, a fé e a esperança que nos impulsionam nos momentos de grande desespero.  O livro relata também a relação entre pais e filhos. O leitor se envolve tanto com a leitura que se pega pensando em todas as vezes que, por um motivo ou outro, não compreendeu as atitudes de seus pais.

A narrativa é rápida, descontraída e de uma beleza absurda. Não vejo a hora de ler a seqüência “Hers Daughter´s Dream” que provavelmente será lançada no final do ano! Super hiper ultra mega recomendo!

OBS: A autora nos conta no final do livro (Notas da Autora, pag. 498) que essa série de 2 livros foi inspirada em uma pesquisa que ela fez na estória da própria família e em relatos que leu nos diários de sua mãe. Ela queria descobrir o que provocou a rixa entre a mãe e a avó, um desentendimento que elas não tiveram tempo para esclarecer.


Sobre o livro:
Titulo: A esperança de uma mãe
Autor: Francine Rivers
Editora: Verus
Número de páginas: 504
Booktrailer:
 




13 comentários:

  1. Fabi! A Francine parece ser uma ótima autora e tudo que você falou an resenha só me fez ter mais vontade de ler!
    Ótima resenha!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. A sua resenha me deixou com vontade de ler o livro. Acho que é um livro que eu ia adorar ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Monique...

    A Francine é um diva eu super adoro a autora. As estorias dela mexem tanto com a gente e são tao lindas. Super recomendo a leitura, tenho certeza que vc ia gostar muito do estilo de escrita dela.
    Muito obrigada por ter postado a resenha, lido e comentado viu? Vc é uma fofa, sempre tão carinhosa comigo. Obrigada mesmo. Super beijo e otimo final de semana :)



    Carissinha...

    Nha que bom que gostou da resenha \o/ e leia o livro sim, com certeza vc vai se emocionar muito e se apaixonar pela autora e suas estorias. Obrigada por ter lido e comentado a resenha viu? Tenha um otimo final de semana e beijão

    ResponderExcluir
  4. Amo histórias de época, especialmente quando há mulheres que não aceitam os costumes machistas. Parece ser esse o caso. Fiquei muito curiosa em ler esse livro e em saber quem é Hildemara...
    Ótima resenha meu anjo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ei mainha...

    Francine Rivers é uma diva, sou apaixonada pela autora e com certeza vc ia gostar muito do livro. Acho que os personagens iam te cativar, assim como me cativaram. Leia que vc não vai se arrepender.
    Obrigada pelo apoio de sempre sua linda, beijão

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Que livro lindo, ainda mais com estas notas da autora de sua própria família!!! Eu tenho um livro da autora, mas ainda não li, mas já tenho certeza que vou gostar pela sua resenha a autora é muito intensa e sabe emocionar em suas tramas.Este booktrailer esta fantástico, quase chorei!!rsrsrsr Mães e Filhas, num livro é choro na certa!!!rsrsr
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Dany...

    Francine é otima e é impossivel não se sensibilizar com as estorias dela. E nossa fiquei curiosa, quem livro vc tem dela?
    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir
  8. Confesso que gostei demais da dica, e a resenha está otima! \o

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Não conhecia a autora mas agora fiquei louca para ler este livro. A história parece ser linda mesmo. A luta das mulheres para ganhar seu 'espaço' em outros tempos era verdadeiramente uma batalha e gosto muito de ler histórias assim, onde verdadeiras guerreiras queriam fazer a diferença.

    Mais um para lista!

    Parabéns

    Bjs
    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
  10. Kézia Lôbo...

    Fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Obrigada por ter lido e comentado. Beijão



    Danni...

    Francien Rivers escreve muito bem, tenho certeza que vc ia adorar a autora. Os livros dela sempre passam esse tipo de mensagem. Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir
  11. francine Rivers e fantastica o primeiro que foi amor de redencao maravilhoso .acabo de ler a esperanca d uma mae mas o segundo volume ainda nao comsegui emcomtrar estou super anciosa
    elisete bjs

    ResponderExcluir
  12. Estou lendo o livro... e comecei antes de ler sua resenha. Ela é mesmo fantástica e o livro maravilhoso... falta um terço das 500 e tantas páginas para eu terminar a leitura, e já estou angustiada para saber o final e por saber que ele vai acabar... é daqueles livros para ler em "uma sentada". Incrivel, profundo, sensível, emocionante, e, acima de tudo, imperdível....

    ResponderExcluir
  13. Elisete...

    Minha relação com a Francine é de PURA tietagem, eu simplesmente amo a autora e suas estorias rsrs. O primeiro livro que li dela tbem foi Amor de Redenção e é tão lindo né? Apaixonada d+ pelas estorias dela. Obrigada por ter lido e comentado a resenha viu? Sobre o segundo livro a editora disse que provavelmente irão publicar no final do ano. Não vejo a hora, estou louca pra ler. beijão




    Denise...

    Apaixonante esse livro né? É o primeiro que lê da autora? Sou muito suspeita pq sou muito fã kkkk
    Concordo com todos os seus adjetivos,Francine Rivers consegue provocar todos eles nos seus leitores. \o/
    Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir