quarta-feira, 2 de maio de 2012

RESENHA: Fazendo meu filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani


Monique Melo

Fani voltou depois de um ano do intercâmbio na Inglaterra. Agora, ela começa uma nova empreitada: estudar para o vestibular, enquanto tenta convencer sua mãe a apoiá-la na sua decisão de cursar cinema. Ela não poderia estar mais feliz com sua vida amorosa e acha que dificilmente alguma coisa poderia estragar sua felicidade. Mas como num filme, a vida não só e feita de alegrias. E chegará a hora de escolhas difíceis serem tomadas.

Paula Pimenta me fez passar por diversos sentimentos durante a leitura. Da alegria a tristeza, acompanhamos a vida de Fani desde sua volta do intercâmbio e sua luta para se adaptar novamente. A autora trabalha de forma magnífica os percalços da protagonista durante o livro: cada momento, tanto feliz quanto triste, é desenvolvido de forma coerente e real. 

Como sempre, a Paula desenvolve tão bem os personagens que fica difícil decidir um preferido. Ri muito com a Natália e o Alberto, sofri junto com a Ana Elisa, ri dos ciúmes da Gabi... Entendi, finalmente, algumas das atitudes da mãe da Fani (ela me tirava do sério!). Emocionei-me e também me decepcionei um pouco com o Léo.


Seguindo o padrão dos livros anteriores, os capítulos continuam apresentando trechos de diálogos dos filmes preferidos da Fani e utiliza emails e bilhetinhos para mostrar os pensamentos dos amigos e familiares dela.

Mas o que mais gostei nesse livro foi a personalidade da Fani, agora mais madura e segura, e o tom mais sério o qual o livro é conduzido. Achei perfeitamente condizente com a idade da protagonista, agora com 18 anos, e determinadas cenas e acontecimentos reforçaram essa evolução.

 Lembro que, quando terminei de ler FMF 3 cerca de um ano atrás, eu ficava me perguntando “por que eu li tão rápido? Agora tenho que esperar impacientemente por FMF 4!” Agora Fazendo Meu Filme 4 – Fani em busca do final feliz  acabou de ser lançado e eu já começo a sentir aquele aperto no coração sempre presente no final de ótimas séries. 

Sobre o livro:
Fazendo Meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani
Série: Fazendo Meu Filme
Volume: 03
Autora: Paula Pimenta
Ano: 2011
Editora: Autêntica/Gutenberg 
Páginas: 328
Site da autora:  http://www.paulapimenta.com/
Twitter da Autora: @paulapim

10 comentários:

  1. Muito perfeita a série da Paula! Amei os três volumes, espero ansiosamente pelo quarto!
    Amei a resenha! Realmente, você passa pro vários momentos desesperadores coma Fani, por vários sentimentos.
    Mal posso esperar pelo grande final.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Monique...

    Menina eu preciso ler FMF, estou ensaiando a tempos mas sempre qdo vou comprar livros me esqueço da serie! #fail.

    Todo mundo fala bem e depois dessa sua resenha a gente fica ainda mais curiosa. Adorei. E nossa nem me fala em final de serie, eu fico louca pra saber o que vai acontecer mas qdo termia da um aperto no coração!

    Parabéns pela resenha, beijão

    ResponderExcluir
  3. Nossa e eu sempre acabo encontrando uma resenha dessa série, mas nunca crio vergonha para comprar e começar a ler, pq todo mundo diz que é fascinante, e se dizem é porq deve ser mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Eu amei tua resenha. Amei tanto! Agora vou correr e ler o terceiro livro da série.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Intercâmbio na Inglaterra...hummm, porque será que isso me chamou a atenção em miga? Fiquei curiosa pra saber que reviravoltas a tal Fani viveu, mas espero que ela realmente tenha um final feliz como todos buscamos após a ralação. Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Na minha escola eu tive que ler todos os 3 livros dela hsauhsausha

    ResponderExcluir
  7. eu amo esses livros eu li o fazendo meu filme 1 em tres diias e o fazendo meu filme 2 em 2 dias o tres em uma semana e o quatro ainda estou lendo kkk' mais esses livros são perfeitos falam com a gente coomo se fosse real ele tranmite oqe realmente acontece com um adolecente...

    ResponderExcluir
  8. Eu nem sei como vou me sentir quando acabar eu acho q vou desmoronar de tanto chorar !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com vc !! Ri muito na parte da brincadeira de verdade ou consequencia, tudo estava perfeito naquele livro ! Mais tenho que admitir que me decepcionei no final, eu chorei muito, chorei mesmo ! Passei o dia em depressão tentando entender pq acabou da forma que acabou ! Eu tive uma crise de choro tão grande que minha amiga filmou ! Eu estou muito ansiosa pra FMF 4 , espero que seja só uma quebra de expectativa,pq se não for ... lagrimas vão rolar

    ResponderExcluir
  10. eu amaei todos os livros dela eu chegava da escola eu saia correndo para o meu quarto e ia começar a ler o livro e nao queria mais parar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir