quarta-feira, 18 de julho de 2012

RESENHA: A Filha da Minha Mãe e Eu

Fabiana Araújo
 Mariana acaba de descobrir que esta grávida e o primeiro pensamento que lhe vem à cabeça éque ‘com meu filho será diferente’. Ela possui uma relação conflituosa com sua mãe e gostaria que a estória não se repetisse. ‘A filha da minha mãe e eu’ vai nos mostrar, através dos relatos de Mariana, como é sua relação com a mãe e sua família.

Dona Helena entraria no inferno para proteger os filhos, para defendê-los ela não pouparia esforços. Mas segundo Mariana a mãe sempre preferiu Guga, seu irmão mais velho. É para ele que a mãe direciona seu carinho e atenção. Sendo assim Mariana se sente mais próxima de seu pai Tito, seu grande amigo. Essa relação ‘pai x filha’ contribui ainda mais para o distanciamento de Helena. Ela sente ciúmes e censura as atitudes de carinho da filha em relação ao pai. E é nesse ambiente de ‘competição’ que Mariana é criada.



Esse livro foi uma grande surpresa por dois motivos: um, eu esperava um enredo completamente diferente. Não sei, ao ler a sinopse achei que a narrativa se desenvolveria a partir do momento em que Mariana descobre sobre a gravidez. O que não aconteceu. Na verdade ela relata toda a sua trajetória desde bem pequena, toda a sua relação com a mãe e todos os momentos que viveu desde então até chegar ao momento da descoberta da gravidez. Por um lado, essa estratégia é muito boa porque conhecemos os fatos que contribuíram para os acontecimentos na vida de Mariana e sua mãe. Por outro, deixa a desejar porque o leitor fica com aquela sensação de ‘mas e depois’? (sou uma leitora bem curiosa rsrs)

O outro motivo que me surpreendeu bastante foi o quanto de informação a autora conseguiu explorar em um livro de 272 paginas. Maria Fernanda abordou vários conflitos envolvendo família, adolescência, drogas, sexo, distância, a importância do dialogo e o fato de nem sempre entendermos as atitudes de nossos pais.

Dotado de uma narrativa leve e recheada de personagens apaixonantes ‘A filha da minha mãe e eu’ irá mexer muito com as emoções do leitor. Recomendo.

Sobre o Livro:

Titulo: A filha da minha mãe e eu
Autor: Maria Fernanda Guerreiro
Editora: Novo Conceito Jovem
Número de paginas: 272

Book Trailer 


4 comentários:

  1. ei tudo bem? primeiramente, a resenha está muito boa !! eu ja ouvi falar desse livro, mas não me interessei muito, mas com os fatos que você mostrou sobre o livro me interessei, mas falando a verdade, não muito rsrs, mas vou ler pra tirar conclusões melhores né? mas enfim, resenha está muito boa, está de parabéns !
    bjs e ótima Quinta e Sexta pra você (:

    ResponderExcluir
  2. Ei Raphael...

    Nha o livro é super fofinho mas não acho que seja muito o seu estilo literario mesmo não. kkkk Obrigada por ter lido e comentado a resenha, beijão

    ResponderExcluir
  3. Eu leria, mas confesso que não está na minha lista de desejados.

    Beijos,

    Carissa

    ResponderExcluir
  4. Acho que toda mulher, em algum tempo, se vê na pele da mãe e passa a entender melhor (ou não kkk), certas atitudes que tiveram. Ótima resenha, me interessei pelo tema.
    Beijos anjo.

    ResponderExcluir