Monique Melo
“Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.” – Fonte: Skoob
O livro, mesmo sendo o primeiro de uma série, não dá a quantidade de explicações que pude observar em Cidade dos Ossos. Creio que isso se deve justamente porque os pontos principais para se entender a conduta e determinadas leis do Mundo das Sombras são abordadas na série Instrumentos Mortais e ficaria um tanto repetitivo expô-las novamente. Mesmo assim, algumas coisas são esclarecidas no decorrer da narrativa através das informações recebidas por Tessa e o leitor que optar por ler Anjo Mecânico primeiro, não se sentirá de forma alguma prejudicado.
Os personagens são um atrativo a parte. Cassandra conseguiu evoluir em muito sua construção e achei que Tessa se tornou uma personagem bem mais forte do que a Clary, de Instrumentos Mortais. Comparações entre Jace e Will serão inevitáveis, mas creio que o segundo consegue ser ainda mais sarcástico e até mesmo cruel em suas atitudes e palavras, contrastando claramente com os momentos que ele demonstra preocupação com Jem, seu melhor amigo. Jem, por sinal, é um caçador das sombras que tem um passado bastante trágico, mas que não deixou isso modificar sua personalidade doce e gentil. Eu ouso afirmar que foi meu personagem preferido neste primeiro livro.
A trama, como é de costume da autora, apresenta reviravoltas surpreendentes e sempre que eu imaginava que entendia aonde determinadas cenas chegariam, acontecia algo completamente diferente. A mistura de mistério, ação e romance está presente assim como na sua série de estreia, mas agora o cenário é a Londres vitoriana e alguns elementos steampunk podem ser observados, inclusive no título, o que torna o enredo bem interessante.
Como fã da Cassandra e dos seus livros, eu não achava que ela poderia me surpreender na série, mas fui enganada! O primeiro livro da série “As peças infernais” conseguiu ser melhor que os três livros de Instrumentos Mortais e estou muito empolgada para ler o próximo volume.
Sobre o livro:
Anjo Mecânico
Série: As peças infernais
Volume: 01
Autora: Cassandra Clare
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Páginas: 392
Booktrailer (legendado por Sobre Livros):