sexta-feira, 31 de agosto de 2012

RESENHA: Pegasus e o fogo do Olimpo (Olimpo em guerra #1)


Monique Melo

Emily é uma garota que vive com o pai policial e tenta se acostumar com a perda recente da mãe. Durante uma tempestade, escuta um barulho vindo da cobertura da cobertura do prédio onde mora e resolve checar o que aconteceu. Ela não imaginava que encontraria o famoso Pegasus, tão citado na mitologia romana. Com a ajuda de Joel, fascinado pelo cavalo alado, cuida para que o ferimentos do novo amigo sejam curados, sem saber que os causadores dos machucados estão invadindo o mundo dos mortais, em busca de algo muito precioso e que pode definir o futuro do Olimpo.

A autora desenvolveu uma boa estória a partir da mitologia romana e conseguiu dar um toque familiar a sua proposta. Ótimas lições sobre família, amizade, coragem e sobre decisões e, por que não, sobre o fato de que sempre é tempo para mudar e seguir o caminho correto. Através de Emily, Joel e Paelen podemos vivenciar tudo isso e aprender bastante coisas.

Achei que todo o enredo foi bem pensado e toda a problemática exposta foi resolvida de acordo com a proposta da autora. A narrativa é clara e o ritmo de leitura é bom, alternando entre cenas de ação e bons diálogos onde as explicações sobre os acontecimentos são inseridas.

Apesar da boa narrativa, não posso dizer que o livro me prendeu totalmente. Infelizmente não pude deixar de comparar a obra da Kate O’hearn com a série Percy Jackson e os Olimpianos e isso atrapalhou um pouco o desenvolvimento da leitura. A autora utiliza vários elementos que diferem a estória da criada por Rick Riordan, mas, na minha opinião, não conseguiu desvincular a imagem da trama.

De qualquer forma, quero ler a continuação e ver se essa impressão é deixada no passado. Se o leitor tiver facilidade para separar bem uma leitura da outra, pode aproveitar e se divertir muito mais do que eu. Então, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.

Sobre o livro:
Pegasus e o fogo do Olimpo
Série Olimpo em guerra
Volume: 01
Autora: Kate O’hearn
Ano: 2011
Editora: Leya 
Páginas: 294
Booktrailer: