segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RESENHA: Belle


Fabiana Araújo

Belle Cooper tem 15 anos e mora em um bordel. Ela sonha em ter uma loja de chapéus quando crescer. Embora tenha sido criada na casa ela não faz ideia do que acontece nos quartos. Para ela, os homens vão à ‘Casa de Annie’ atrás da companhia das meninas para dançar e conversar. Mog e sua mãe Annie tentam manter Belle alheia a esse mundo e isso vem funcionando muito bem desde seu nascimento.

Porém, certo dia, depois de uma faxina exaustiva Belle adormece no quarto de Millie. Ouvindo passos e temendo a fúria de sua mãe ela se esconde embaixo da cama e acaba presenciando o que verdadeiramente acontece nos quartos. E como se essa revelação não fosse chocante o bastante para Belle ela ainda testemunha o assassinato da moça.

Temendo ser enforcado, Kent, o assassino de Mille, sequestra Belle no dia seguinte e a vende para uma casa de prostituição em Paris.


É tão injusto com a autora tentar colocar no papel o que ela retratou tão bem no livro que estou meio travada, sem saber o que escolher para contar nessa resenha. Preciso de algo que os façam se interessar pela leitura e que seja digno dessa historia tão linda, triste e comovente.
Não vou mentir, a trajetória de Belle é bem árdua, o livro é bem extenso e a narrativa se mostra bem chocante. Lesley Pearse não poupa o leitor descrevendo as experiências e abusos vivenciados pela protagonista. A riqueza de detalhes e a linguagem forte nos fazem perder o fôlego, nos choca e mexe muito com o nosso coração. (Tudo bem que sou uma manteiga derretida assumida mas...)Esse é o tipo de livro que você levará para sempre em sua memária pois passara um bom tempo refletindo os fatos e se lembrando dos personagens.

É impossível não se apaixonar por Jimmy, o único amigo de Belle. Um menino de cabelos ruivos, que ela conheceu dias antes de desaparecer, mas que nunca perdeu a esperança de encontrá-la novamente, de trazê-la para casa, de garantir que ela voltasse para onde pertencia. Jimmy e Mog foram durante essas quase 600 paginas o retrato da minha esperança quando eu não conseguia ver nenhuma. Acredite, o leitor se sente devastado em vários momentos da narrativa.
Um fato  assustador e revoltante  do livro é que embora a história seja ambientada no inicio do século XX (1910) a prostituição ainda domina um número bem expressivo hoje em dia . Crianças são sequestradas ou desaparecem de suas famílias e são vendidas para esse mercado. E quando, por um milagre, conseguem fugir não tem coragem para voltar para casa por vergonha, medo ou porque não veem outro futuro que não seja o que foram submetidas. Isso quando não acabam morrendo por overdose, entregues ao mundo das drogas. Um dos ‘vilões’ do livro disse algo que me deixou pensando: ‘Enquanto houver procura por esse mercado ele sobreviverá.” E infelizmente eu tenho de concordar :(

Recomendo a leitura para aqueles leitores que não tem medo de um livro denso, com uma história de vida e esperança. Um livro que te faz refletir sobre um dos assuntos mais polêmicos, revoltantes e vergonhosos da nossa sociedade.
4 estrelinhas

 Sobre o livro:
Titulo: Belle
Autora: Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 559

Booktrailer: