"Cacos de vidro voam para o meu coração porque Cassie está morta e gelada. Ela morreu no Motel Gateway e a culpa é minha. Não são as revistas, nem os sites na internet, nem as garotas de língua afiada no vestiário, nem os rapazes que adoram chupar pescoços no terraço. Nem seus técnicos, diretores ou conselheiros, ou os inventores dos tamanhos P e PP. Nem sua mãe ou seu pai. Eu não atendi.” - pág 38
Lia acaba de saber que Cassie, sua melhor amiga, foi encontrada morta em um quarto de Motel. Sozinha. Cassie ligou pra Lia 33 vezes antes de morrer e Lia não atendeu a nenhuma das ligações.
‘Garotas de Vidro’é um daqueles livros que você não consegue ler de uma vez. O livro é muito denso e intenso para isso. Lia vive num mundo onde um grama a mais faz toda a diferença. Ela se olha no espelho e se acha gorda, mesmo tendo menos de 50 quilos. A comida que ela ingere são números, não nutrientes ou energia que a manterá viva e saudável. São alimentos que a tornam gorda, feia e estúpida.
Laurie Halse Anderson nos apresenta o mundo das garotas que sofrem de ‘transtorno alimentar’ com extrema maestria. É notória a quantidade de pesquisa que a autora fez para criar esse universo. Embora não seja uma história real a autora se baseou em depoimentos de meninas que sofrem da doença para dar mais veracidade a sua narrativa. É bem angustiante acompanhar o dia a dia da personagem. O que ela vê quando se olha no espelho. Como ela lida com o fato de estar doente e como ela tenta enganar sua família. Embora seus familiares saibam da doença, Lia consegue ‘burlar’ todo o cuidado que eles dedicam a ela.
A morte de Cassie colabora muito para a degradação de Lia e para o enredo dinâmico da história. Lia se culpa pela morte da amiga, pois imagina que se ela tivesse atendido ao telefone as coisas poderiam ser diferentes.
O leitor se pega questionando o que realmente aconteceu naquele quarto de Motel. Porque Cassie estaria sozinha ali e porque ligou para Lia tantas vezes antes de morrer. Elijah, um adolescente que trabalha no Motel, pode ter as respostas.
Garotas de Vidro é um livro angustiante, que transporta o leitor para um mundo onde as garotas se sentem presas em seu próprio corpo. O livro foi uma grande revelação pois retrata muito bem o universo das pessoas que sofrem de distúrbio alimentar.
Sobre o Livro:
Titulo: Garotas de Vidro
Autor: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Número de paginas: 272
Booktrailer: