segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RESENHA: Caminhos de Sangue (Dustlands: Livro 1)


Monique Melo

A família de Saba mora em Lagoa da Prata, um lugar isolado, onde o vizinho mais próximo fica a dois dias de caminhada. Ela acredita que seu pai lê as estrelas e sempre sabe o que vai acontecer. Enquanto suas previsões não se tornam verdade, Saba vive a sombra do seu irmão gêmeo, Lugh. Ela o ama e o admira mais do que qualquer pessoa, mas não consegue tratar sua irmã mais nova, Emmy, com o mesmo carinho. Certo dia quatro homens aparecem e levam seu irmão a força, além de matar o seu pai. Resta a Saba procurar o irmão e garantir a segurança da irmã, atitude que ela nunca se preocupou em ter. Em sua jornada repleta de perigos, ela vai encontrar aliados com suas próprias histórias de dor contra um inimigo poderoso.

O livro é muito bom! Gosto de personagens que são fortes, tem objetivos e que crescem psicologicamente durante sua luta contra os obstáculos. Caminhos de sangue nos apresenta uma personagem assim. Saba tem tantas qualidades quantos defeitos e isso fica bastante claro nas suas atitudes, o que a tornou bastante verossímil. Os personagens secundários também são bem construídos e a relação de amizade com a protagonista bem trabalhada. Foi impossível não gostar do Jack, Lugh, Emmy e do corvo Nero. 

A trama principal parece muito simples, mas com o passar das páginas, vai ficando mais complicado e as cenas mais bem elaboradas. Dá para entender logo que se trata de um livro introdutório, onde a verdadeira ameaça e objetivo serão revelados depois.

O único ponto que inicialmente considerei negativo foi a narrativa em primeira pessoa onde a autora fez questão de mostrar que a protagonista falava errado, não tinha instrução, como praticamente todos os personagens. Foi bem estranho encontrar “ino”, “estano”, “ficano” a cada linha lida. Mentalmente eu retificava cada palavra escrita de forma errada e isso, no inicio, prejudicou um pouco a leitura, embora a escrita da Moira Young seja ótima.

Uma distopia, sem muita descrição de como a nova sociedade funciona, mas com elementos de ação, romance, suspense e drama combinados de uma forma que o livro em nenhum momento se torna tedioso. A autora sabe finalizar o que se propõe para este primeiro volume, ao mesmo tempo em que nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer. E lá vou eu esperar desesperadamente pelo próximo volume.

Sobre o livro:
Caminhos de Sangue
Série: Dustlands
Volume: 01
Autora: Moira Young
Ano: 2012
Editora: Intrínseca 
Páginas: 352
Booktrailer:

4 comentários:

  1. Ola!!
    Monique gosto muito de distopias, acredito que Caminhos de Sangue seja uma ótima leitura deste gênero só li resenhas positivas. O fato que não gosto é as falas da personagem principal, mas pela narrativa ser tão envolvente a leitura flui bem.

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Leria, com certeza. E se você gostou, provavelmente eu vou gostar.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. eu li este livro e ja fiz resenha dele tbem, eu adorei a saba e fiquei sabendo que vai ter continuação, muito bom ..

    o que eu mais gostei na historia é a força dela, ela é uma guerreira e muito corajosa..

    a linguagem tbem me encantou mt, eles tem uma linguagem de caipira ne ? kk , abraçoss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ver um primeiro volume que cumpre bem seu papel. Assim como você, também achei a trama principal um pouco simples, mas que bom que a parada vai ficando mais elaborada. Outra coisa legal é ver que s personagend secundárias também tem seus destaques. Enfim, como se trata de una distopia, vou querer ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir