quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RESENHA: Olho por olho

Monique Melo

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!



Eu fiquei empolgada para ler porque uma das autoras é a Jenny Han e eu adorei os dois livros dela que li (O verão que mudou a minha vida já foi resenhado aqui). Minhas expectativas estavam altas e foi nessa animação que comecei o livro.

A personalidade das protagonistas me agradam, mesmo com seus defeitos (ou seria justamente por isso?). Lillia foi quem mais gostei por tentar ser justa, apesar da riqueza e da popularidade que a cerca. Kat é bem determinada e meio rebelde e Mary tem um passado bastante triste e que a marca até hoje.

Enquanto a leitura avança, vamos conhecendo o passado das protagonistas e cenas que reforçam porque elas sentem essa necessidade de vingança. Gosto bastante dessa dinâmica que mescla os acontecimentos presentes com narrações sobre o passado. A escrita das duas autoras também contribui bastante para uma leitura rápida e de fácil entendimento.

Imaginava que a primeira pessoa vítima da ira das três ia sofrer um pouco mais, mas intimamente torci para que nada de grave acontecesse. Até este ponto do enredo, estava me agradando tudo: desenvolvimento, narrativa, personagens. Quando chega a hora da vingança contra as duas outras pessoas, é que desandou. Para a primeira "vítima" teve muita preparação e tudo foi trabalhado minuciosamente, e senti falta disso quando se tratou das outras duas. Achei bastante apressado e ficou faltando tantas explicações, que não consegui curtir.Tudo bem que é o primeiro de uma série e que deixar pontas soltas é necessário para manter a curiosidade sobre o próximo, mas terminar de forma tão abrupta não funcionou pra mim.

Ainda assim, quero muito continuar a série e ver o quais surpresas as autoras nos reservam. Creio que ainda tem muita coisa que não foi explorada e que tem muitas explicações sobre as atitudes dos personagens que ainda não foram dadas. Então, que venha o próximo livro.


Sobre o livro:
Olho por olho
Volume: 01
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 320
Booktrailer: