quarta-feira, 16 de outubro de 2013

RESENHA: Olho por olho

Monique Melo

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!



Eu fiquei empolgada para ler porque uma das autoras é a Jenny Han e eu adorei os dois livros dela que li (O verão que mudou a minha vida já foi resenhado aqui). Minhas expectativas estavam altas e foi nessa animação que comecei o livro.

A personalidade das protagonistas me agradam, mesmo com seus defeitos (ou seria justamente por isso?). Lillia foi quem mais gostei por tentar ser justa, apesar da riqueza e da popularidade que a cerca. Kat é bem determinada e meio rebelde e Mary tem um passado bastante triste e que a marca até hoje.

Enquanto a leitura avança, vamos conhecendo o passado das protagonistas e cenas que reforçam porque elas sentem essa necessidade de vingança. Gosto bastante dessa dinâmica que mescla os acontecimentos presentes com narrações sobre o passado. A escrita das duas autoras também contribui bastante para uma leitura rápida e de fácil entendimento.

Imaginava que a primeira pessoa vítima da ira das três ia sofrer um pouco mais, mas intimamente torci para que nada de grave acontecesse. Até este ponto do enredo, estava me agradando tudo: desenvolvimento, narrativa, personagens. Quando chega a hora da vingança contra as duas outras pessoas, é que desandou. Para a primeira "vítima" teve muita preparação e tudo foi trabalhado minuciosamente, e senti falta disso quando se tratou das outras duas. Achei bastante apressado e ficou faltando tantas explicações, que não consegui curtir.Tudo bem que é o primeiro de uma série e que deixar pontas soltas é necessário para manter a curiosidade sobre o próximo, mas terminar de forma tão abrupta não funcionou pra mim.

Ainda assim, quero muito continuar a série e ver o quais surpresas as autoras nos reservam. Creio que ainda tem muita coisa que não foi explorada e que tem muitas explicações sobre as atitudes dos personagens que ainda não foram dadas. Então, que venha o próximo livro.


Sobre o livro:
Olho por olho
Volume: 01
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 320
Booktrailer:



20 comentários:

  1. Essa estória de vingança, não curto muito não. Mas pelo que li parece ser bem interessante. Prometo que vou tentar ler este livro. Se gostar te aviso. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Monique!
    Sou fã dos bons sentimentos e vingança não é mnha praia, entretanto acho importante lermos livros com esse enredo para aprendermos o que vai na essência de algumas pessoa.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem legal, me interessei muito, até o tema é muito bom, li Bela Maldade que falava sobre vingança e adorei, acho que irei adorar esse livro também., Muito boa a resenha, beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Taí um tema que eu sempre quis ser capaz de escrever! Já pensou fazer um livro de vingança escolar mas com todo aquele clima épico de o Conde de Monte Cristo? Seria o máximo! Sei que este não é o caso, mas adoro quando a vingança é o tema central de uma história, e isso por si só já desperta meu interesse!

    ResponderExcluir
  5. Acho válido ler porque a vingança tem muitos lados para se observar e nem sempre quem se vinga é quem está ganhando algo. ;)

    ResponderExcluir
  6. Importante mesmo! Afinal, tudo que vai volta, e não necessariamente através de vingança.

    ResponderExcluir
  7. É um tema que sempre tem muitas facetas. =D

    ResponderExcluir
  8. Eita, se animou né? Mas vamos combinar que tramas assim sempre chamam a atenção! ;)

    ResponderExcluir
  9. Embora não sendo muito fã de vingança, parece ser um bom livro pelo que você escreveu na resenha e com certeza uma boa leitura

    ResponderExcluir
  10. Fiquei interessada nesse livro desde que ele foi lançado, adoro histórias com tema de vingança. E adoro falta de explicações, haha Claro, isso depende muito, pode ser um desastre, qs ~ mas fiquei muito curiosa pra ler, ^^
    Vanessa Kalen
    vanessakalenr@gmail.com
    missdoontcare

    ResponderExcluir
  11. Vanessa, acho que você vai amar o livro! =D

    ResponderExcluir
  12. É boa leitura, sim. Mas fica melhor no segundo. =)

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser bem legal, uma leitura bem suave. Vi algumas citações em outro blog que gostei muito e foi justamente isto que me fez querer ler o livro.
    Pelo o que eu li em outras resenhas a Lillia deve sofre bastante,
    hein?! Fiquei até com pena dela, de ter uma amiga tão falsa quanto a
    Rennie. Nossa esse livro realmente me deixou curiosa para saber do
    futuro da Lillia. Espero futuramente ler esse livro, parece ser legal!

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  14. A Rennie é nojenta! Mas a Lillia deixa demais que ela se intrometa na sua vida.

    ResponderExcluir
  15. Amo esse tipo de livro, com intrigas envolvendo o passado e etc (Um livro que envolve isso é Bela Maldade, que eu amei). A capa é linda, gostei da sua resenha e fez eu ficar mais curioso! Abraço; :)

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho lido algumas resenhas exatamente como a sua... que dizem que o livro desanda do meio para o final. Mas nenhuma me desanimou, gostei demais da premissa do livro e espero lê-lo muito em breve.

    ResponderExcluir
  17. Apesar do tema, me pareceu suave... Não me despertou tanto a vontade de ler, mas talvez não seja uma leitura ruim.

    ResponderExcluir
  18. O que me chamou a atenção nesse livro foi justamente essa parada das protagonistas vingativas. Gosto dessa pegada mais "humana" nas personagens principais. Chega de tanta santa, pura e virginal. Uma pena que as coisas começaram a desandar no decorrer da trama, mas, pelo menos, não tirou tanto o brilho assim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Quero esse livro desde que foi lançado, amo histórias com vinganças e adolescentes, já vi ótima resenhas


    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu vi em muitos lugares que esse livro deixou a desejar, eu tenho muita vontade de ler pra tira minhas conclusoes, gosto desse tema vingança... hahahahaha

    ResponderExcluir