quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RESENHA: Prodigy (Legend #2)

Monique Melo

Os opostos perto do caos. Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte. June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações. Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.

Quando comecei Legend, eu realmente não sabia o que esperar. Achava o livro curtinho e fiquei com medo que ele tivesse um desenvolvimento ruim. Para minha sorte, isso não aconteceu. Com relação a Prodigy, meu receio se dava pelo fato de quase sempre achar que o segundo livro de uma série ou trilogia não corresponde a minha expectativa. Ainda bem que novamente eu não precisava me preocupar.



A autora diferencia a forma de ver as coisas não só mudando o personagem que faz a narrativa, mas a forma que ele observa os acontecimentos, o que achei ótimo, afinal ambos tem uma experiência de vida diferente, uma criação que diverge do outro. Nada mais natural que as atitudes e a forma de ver o mundo seja ainda mais particular. Quando Day é o narrador, ficamos mais a par de como a República é enxergada pelo povo e o tom é mais emocional. June já possui uma visão mais técnica e específica do que vê. Sempre analisa o local em que está e faz suposições de como tem que se comportar para ter o resultado que deseja.

Os personagens secundários tem sua própria força. Kaede me deixou surpresa e acabei gostando muito dela. Tess sempre teve minha simpatia, mas nesse livro eu me irritei um pouco com ela. O irmãozinho do Day aparece pouco, mas adorei os poucos momentos que isso aconteceu. E estou curiosa sobre o papel do novo Primeiro Eleitor no terceiro livro, já que gostei bastante dele nesse, embora ainda tenha um pé atrás sobre suas escolhas.

Mesmo tratando com cuidado e desenvolvendo os sentimentos de Day e June, o foco realmente é a revolução. Os dois são os trunfos, tanto dos Patriotas quanto da República, para conseguir apoio da população. Esse fato em específico, desencadeia uma série de acontecimentos e jogadas de poder que tornam o rumo da história imprevisível e eu adorei me surpreender enquanto lia e bolava teorias.

Em Prodigy nada é muito o que parece e vamos percebendo que as reviravoltas nunca param quando se trata de um livro da Marie Lu. Ela guarda uma especialmente para o final o que me deixou maluca pelo próximo e último livro. E que venha Champion!


Sobre o livro:
ISBN: 9788579272905
Série: Legend
Volume:02
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Ano: 2013
Páginas: 304
Booktrailer: