terça-feira, 7 de janeiro de 2014

RESENHA: Princesa Mecânica (As peças infernais # 3)

Monique Melo

Continuação de Príncipe mecânico, Princesa Mecânica é ambientado no universo dos Caçadores de Sombras, também explorado na série Os Instrumentos Mortais, que chega agora ao cinema. Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu outro amor e os habitantes do Submundo.

Eu não queria que a série chegasse ao fim, mas a Cassandra sabe o que faz, viu? Sofrimento define esse livro. Mas também o define o amor. Essa combinação em específico direciona tudo que acontece neste último livro e fui sentindo junto o que a autora preparou para os personagens.

O que dizer do triângulo amoroso que foi, pra mim, o mais bem desenvolvido e o que me causou mais impacto? Os três, Jem, Tessa e Will se amam. Jem ama Tessa e ela também o faz. Mas ela também ama Will que por sua vez, vê em Jem um pedaço seu e Jem o vê como um motivo pra viver. Como torcer para que um deles dê certo se isso fará o outro sofrer? A cada página, me sentia mais e mais dividida, embora tivesse um preferido, não achava que a escolha do outro era errada. Então, quando vi o desfecho que a autora preparou, fiquei bem feliz!

O que mais gostei? O foco na relação parabatai de Jem e Will. Eles encontram um no outro muita força, além de companheirismo e segurança. São irmãos que se escolheram e se amam tanto que deixariam de lado sua própria felicidade para que o outro tivesse oportunidade de ter uma vida plena. Percebemos isso no sofrimento de Will vendo a vida de Jem se esvair, na dor que ele sente em não poder fazer nada. Vemos nas palavras de encorajamento que Jem não cansa de falar para Will, mostrando que ele tem muita fé nele, independente das suas atitudes antigas ou atuais. É tão doloroso quando os dois enfim precisam se separar, foi um dos momentos mais lindos da série.

Os outros aspectos da série também me agradaram: os motivos da maldade do magistrado, como os autônomos foram inseridos na história, a briga pela liderança do instituto, os problemas de convivência entres os habitantes do mesmo. Nada foi esquecido ou negligenciado pela Cassandra.

Comentei outras vezes, nas resenhas anteriores dos livros da série, mas destaco novamente o crescimento como autora da Cassandra Clare. Acho que ela se superou nessa série. Ela dá a todos os personagens devida importância e tudo se interliga, se completa e dá todo o sentindo a trama que ela propôs.

A série toda é ótima e mais uma vez a autora mostrou que sua história é sobre pessoas. Pessoas que tem a marca do anjo, nephilins, caçadores de sombras, mas ainda sim, pessoas com seu passado triste, seu presente difícil e sua luta pelo futuro. No final, eu senti uma grande perda. Não terei mais meus amados personagens (em termos, porque alguns deram o ar da graça em "Os instrumentos mortais") e vou sentir bastante falta. Deles, da história, de tudo.

"- Atque in perpetuum, frater, ave atque vale - sussurrou. as palavras do poema nunca pareceram tão adequadas: para todo o sempre, meu irmão, saudações e adeus." - Página: 187.
Sobre o livro:
ISBN: 9788501092700
Série: As peças infernais
Volume: 03
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 430
Booktrailer:

3 comentários:

  1. Entendo bem o seu sentimento. Terminei de ler Princesa Mecânica essa semana e o sentimento de vazio se instalou. Concordo com você sobre o crescimento e o amadurecimento da autora e Peças Infernais foi fantástico, apesar de não ter entendido bem o final, se comparar com Cidade das Almas Perdidas, mas não vou falara mais pra não dar spoiler para quem não leu.

    ResponderExcluir
  2. Vanilda, o que aconteceu no epílogo, com um personagem em específico, vai ser esclarecido no sexto livro de Instrumentos Mortais.

    Impossível não sentir o vazio quando se termina.
    Fico mega feliz quando encontro quem entende!

    ResponderExcluir
  3. Passando para Divulgar a nova promoção do Blog Overdose Literária!
    Participem!!
    Promoção vaso estrelas de origami inspirado no Livro Pausa + Caderninho Loja Feirinha Criativa!
    https://www.facebook.com/overdoselite/app_154246121296652
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/promocao-vaso-estrelas-de-origami.html
    Beijos!

    ResponderExcluir