sábado, 11 de janeiro de 2014

RESENHA: A seleção (A seleção #1)

Monique Melo
“Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar. “

Fui ler com muita expectativa, já que toda a blogosfera literária estava amando, e olha, não é que eu apaixonei também? A narrativa é muito boa e flui muito bem. É uma leitura rápida, não só pela linguagem acessível, mas porque o tempo todo a curiosidade para saber o que vai acontecer se faz presente.

Gostei da base que a autora formou. O sistema de castas realmente é importante para o desenvolvimento, embora tenha sentido falta de mais aprofundamento sobre como surgiu o sistema e a insatisfação da população sobre isso. Tudo bem que tem passagens específicas que já dão bastante dica sobre o que esperar nos próximos livros, mas ainda sim gostaria que neste livro o assunto fosse mais abordado.

América me agradou imensamente, menos quando começava com suas dúvidas sobre seus sentimentos. Sua personalidade simples, sua sinceridade e a forma que ela e o Maxon se tornaram amigos foi muito legal de acompanhar. O Maxon é um ótimo personagem e eu me vi torcendo por ele rapidinho, embora não possa esquecer que o Aspen também foi um amor. Tipo, não é qualquer pessoa que deixa de lado o que sente para ver o bem da outra.

Conforme as candidatas vão saindo, começamos a ter ideia das preferências do Maxon ou seria dos seus motivos para deixá-las na Seleção? Além de um fato específico complicar ainda mais os sentimentos da America. Bem, só sei que fiquei bem curiosa com o próximo livro, “A elite” e fui logo ler. Comento sobre ele em outra resenha.

Sobre o livro:
A seleção
ISBN: 9788565765015
Autora: Kiera Cass
Série: A seleção
Volume: 01
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 368
Booktrailer:

5 comentários:

  1. Mô, estou com esse livro na estante e olho pra ele quase todos os dias, rs.

    Eu gosto da ideia que a autora criou e acho que vou gostar, assim como você gostou. *-*

    De 2014 não passa!

    Beijos!
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei se esse livro faz meu tipo, mais fácil eu tentar baixar ebook pra ver. Ando comprando menos livros ultimamente...
    Beijo!



    www.despindoestorias.com

    ResponderExcluir
  3. Tenha vergonha! rsrsrsrs Sério, Mi, é uma leitura mega rápida e creio que você vai gostar!

    ResponderExcluir
  4. Achei que eu já tinha comentado aqui! Mas não! Enfim!

    Arrasou na resenha! Sou uma grande fã dessa saga! Amo os dois livros e estou esperando o terceiro louca aqui! ahhaha

    Time Max!

    Ps: '' As lápides eram para ele como livros e, naquela biblioteca funesta, ele vigorava como um grande leitor.''
    Resenha: À Sombra da Lua - Marcos DeBrito
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/01/as-lapides-eram-para-ele-como-livros-e.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também quero loucamente o terceiro! Sim, team Maxon! rsrsr

    ResponderExcluir