quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

RESENHA: O duque e eu (Os Bridgertons #1)

Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Fiquei impressionada com minha receptividade sobre este livro. Não que eu não curta romance, mas eu fico chateada com uma facilidade impressionante das protagonistas açucaradas e sofredoras em excesso. Para minha felicidade, Daphne, protagonista do primeiro livro da série "Os Bridgertons" passa longe de ser assim.

Daphne é forte, espirituosa, bem humorada e muito inteligente, tem os mesmos sonhos das moças da época: casar ter filhos, construir uma família, mas é bem realista com sua vida, e isso já diz muito sobre a personagem. Sabe que casamentos por amor na sua época são raros, então espera ter pelo menos simpatia e afinidade com seu pretendente. Gostei da sua postura "pé no chão" e o quanto ela era determinada.

O que podemos falar de Simon? É, ele é meio complicado, mas conhecendo tudo o que passou, é até bem resolvido em vários aspectos de sua vida. Além dos problemas com o passado, Simon ainda teve que lidar com o ciúme e cuidado de Antony, irmão mais velho de Daphne e seu melhor amigo.Eu não curto super proteção, mas confesso que achei fofo a forma que Antony cuidava da Daphne e se preocupava com seu futuro.

A mãe dos Bridgertons conseguia tudo que queria dos filhos manipulando-os das formas mais engraçadas e todos eles morriam de medo dela. Me diverti muito com a interação do Simon com a família Bridgerton e foi uma das coisas que mais gostei no livro: o tempo que a autora gastou para expor as relações familiares.

A autora construiu o romance entre Simon e Daphne a partir da amizade que os dois desenvolvem desde o primeiro encontro. Eles ficam tão confortáveis um com o outro e conversam sobre qualquer coisa com muita facilidade e essa ligação foi se fortalecendo aos poucos e deu uma boa base para quando os dois ficam juntos. Fiquei aliviada pela autora seguir essa linha, pois meu receio é que fosse mais um amor que começa do nada.

E não posso deixar de comentar sobre a "gossip girl" da época! Usava o jornal para falar todas as fofocas da sociedade e eu me diverti muito das suas observações a cada início de capítulo. Achei a ideia muito boa!

É a primeira vez que leio algo escrito pela Julia Quinn e gostei demais. A narrativa é leve, rápida e flui tão bem que terminei o livro rapidinho. Gostei do equilíbrio entre as cenas engraçadas, sérias e as "hots", que não são muitas. É uma leitura que recomendo sem medo. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788580411461
Série: Os Bridgertons
Volume: 01
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 288

8 comentários:

  1. Aaaaah, Mô! Eu ADORO um romance histórico <3 E gosto mais de quando as mocinhas são decididas.\o/
    Romance nascendo da amizade? <3
    E esse jornal da fofoca aê?! kkkkkkkk Sacada legal da autora.

    Beijos!

    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha ouvido falar desta série, mas ainda não li nenhum dos livros! Acho o enredo deste bem interessante, adoro quando os personagens começam com uma amizade e acabam se apaixonando, deve ser muito bom acompanhar o desenrolar deste romance! Outro ponto positivo, são as características da personagem, pois eu confesso que me irrita muito em romances quando a personagem principal é muito mocinha frágil e gostei de saber que esta não é assim, ao contrário! Parece ser mesmo uma ótima leitura, ainda não li nada desta autora! :)

    ResponderExcluir
  3. Ola!!!
    Eu amo estes romances históricos da Arqueiro, só divas autoras!!! É muito bom estas heróinas bem pé no chão que são a frente de seu tempo. Tu sabes que gosto de romances com cenas de sexo, mas o sexo como consequência é muito melhor de ser lido do que aquele a torto e a direita rsrsrsrsrsr E os históricos geralmente segues esta linha com mais consistencia e te faz virar fã!!! adorei tb essa gossip girl de antigamente que dá toda a pegada sarcastica da narrativa. Indico a Lisa Kleypas - "Desejo a Meia-noite", tenho certeza que tu vais gostar ainda mais da Amélia.

    ResponderExcluir
  4. Mi, leia porque você vai adorar! O livro é bem dievrtido!

    ResponderExcluir
  5. Anotando a dica =D Heroínas fortes sempre me ganham! o/

    ResponderExcluir
  6. Também detesto o perfil mocinha frágil! Leia O duque e eu e fique feliz em acompanhar a Daphne =)

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por esse livro <3
    Foi o primeiro da Julia que li e se pudesse, leria tudo que ela já escreveu rsrs
    Sempre fui fã de romances de época, mas a família Bridgertons tem um lugar especial no meu coração rs


    Bjs, Kel - www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Também foi o primeiro dela que li e adorei. Já li o segundo e foi bom demais o/

    ResponderExcluir