segunda-feira, 21 de abril de 2014

RESENHA: Quando tudo volta

Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa? Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador. O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fica em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas. Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido.

O que mais chamou a atenção sobre este livro foi sua sinopse. Achei bem interessante tantos assuntos distintos assim fizessem parte de uma história aparentemente simples. Depois de ler, não posso mais falar sobre simplicidade quando se trata deste livro, mas também não posso dizer que ele é tão profundo quanto imaginei que seria.


O personagem que mais gostei foi o Gabriel e é uma pena que ele não apareça muito, embora conhecemos bastante dele por seu irmão. Apesar do Cullen não ter todo esse carisma, eu gostava das suas reflexões e de como ele enxergava as coisas e conhecia o irmão tão bem. Não curti muito o Lucas, apesar da sua forma carinhosa de proteger o Cullen e o Gabriel e de sua própria história triste.

A forma que o autor escreve me agradou bastante. Sua linguagem e como ele contou seu enredo com dois pontos de vista que em nada se assemelhavam e que, em determinado momento, se uniram foram muito bons. 

O porém fica por conta do desenvolvimento que eu particularmente um tanto superficial. Ficou parecendo que o autor tinha muito mais a falar, a expor e decidiu não se aprofundar tanto. Infelizmente, essa decisão não funcionou para mim e me vi querendo mais páginas para tudo que eu pensei que deveria ser escrito e que o final fosse mais elaborado, não corrido como de fato foi. Isso torna o livro ruim? Não, de forma alguma. Mas não me cativou como eu achei que faria. Uma pena.


Sobre o livro:
ISBN: 9788581633848
Autor: John Corey Whaley
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Booktrailer: