segunda-feira, 12 de maio de 2014

RESENHA: Artemis Fowl - O último guardião

Pense em magia. Pense duas vezes.

Não há nada capaz de abalar Artemis Fowl. Pelo menos, quando esse nada é mortal. Já no universo das fadas, a verdade é bem diferente. Opala Koboi se tornou uma pedra no caminho deste prodígio do crime. Uma pedra que acaba de retornar... com mais um plano capaz de criar o caos nos dois mundos. Dessa vez, a malvada arqui-inimiga de Artemis está invocando os espíritos dos Furiosos, guerreiros milenares que prometem obediência a quem os libertar. As criaturas não podem sobreviver neste plano sem um corpo e acabam se apoderando de qualquer ser vivo que cruze seu caminho. Incluindo os irmãos mais novos de Artemis. Os guerreiros parecem não compreender que a batalha que travavam antes de morrer há muito acabou. Artemis tem até o amanhecer para exorcizar os espíritos do corpo de seus irmãos e enviá-los de volta ao lugar de descanso. Será que nosso anti-herói conseguirá a ajuda de certa capitã nesta missão?


Eu adoro essa série. Não é muito divulgada aqui no Brasil e creio que ela não é tão acompanhada também por não ter como um de seus focos o romance. Mas eu curto ler aventura e mais ainda quando o protagonista não é muito comum.


Não foi a melhor aventura de Artemis. Senti falta de mais planos elaborados, de ver o gênio que ele é em ação. Ele ainda percebe coisas em determinadas situações que só uma pessoa com seu QI identificaria, mas eu sempre achei que a maior graça da série era justamente a combinação do seu cérebro afiado e sua falta de coordenação, sempre suprida por Butler ou Holly. E creio que isso pouco aconteceu neste volume.

Ainda sim é possível ver a maior parte dos elementos que me fizeram amar a série: o sarcasmo sempre presente, o humor quase negro em determinados momentos, as tiradas e brincadeiras entre Holly, Butler, Artemis e Potrus. O sempre inflamado ego do Artemis me rende boas risadas, sua arrogância é digna de nota.

Ação também não falta, assim como o desrespeito a uma ou duas regras do Povo das Fadas (não é, Holly?). Sempre no limite, nossos protagonistas estão em mais uma missão contra o tempo e o ritmo do livro é tão acelerado quanto a necessidade dos personagens em resolver seu novo desafio.

O Eoin Colfer tem uma narrativa que me atrai muito e me conquistou desde o primeiro livro. Por mais que o último da série não tenha sido tudo que eu imaginava, gostei de ver como ele conduziu as partes finais e como ele não descaracterizou seus personagens, seguindo pelo caminho natural do amadurecimento e das decisões difíceis e deixando aquele gostinho de quero mais. Vou sentir muita falta do profissionalismo do Butler, do jeito esquentadinho da Holly, e de toda a engenhosidade do Artemis.


A série:

Sobre o livro:
Artemis Fowl - O último guardião
ISBN: 8501401145
Série: Artemis Fowl
Volume: 08
Autor: Eoin Colfer
Editora: Galera Record
Ano: 2013
Páginas: 367

3 comentários:

  1. Ainda não conhecia. Mais fiquei empolgada com o que li aqui. A estória realmente parece emocionante. Vou tentar acompanhar esta série. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu só li os 3 ou 4 primeiros. Até tenho que descobri quais eu já li, pra poder terminar a série, pois gostei bastante do que li até agora :D

    ResponderExcluir
  3. Que bom! Alguém que leu! o/

    ResponderExcluir