sábado, 12 de julho de 2014

RESENHA: Boneca de ossos

POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...

O livro é meio nostálgico pra quem já tem uma certa idade (tipo eu) e que ainda lembra que brincou muito e imaginou muita coisa também. Ler sobre Zach, Poppy e Alice é visitar um pouco a infância e como era ter um tipo diferente de preocupação.

A autora utiliza um mistério justamente com um brinquedo para dar início as aventuras dos três amigos, que na verdade deveria ser só a base para tratar de assuntos um poucos mais importantes. Embora não tenha desenvolvido este tópico com maior profundidade, a Holly Black  levanta a questão sobre a transição entre a infância e a adolescência, o que perdemos quando vamos crescendo e temos que deixar certas brincadeiras de lado e o quanto isso pode ser complicado. Esse ponto ficou mais evidente com o Zach, principalmente depois de uma atitude do seu pai (personagem que detestei) e influencia diretamente a amizade do garoto com Poppy e Alice.

As duas garotas são bem diferentes: Poppy é muito criativa e explosiva, quando Alice é um pouco mais calma e romântica. Elas, assim como Zach, também tem alguns problemas familiares, o que une ainda mais o trio. A amizade deles é a melhor coisa do livro, principalmente porque é bem verossímil: eles brigam, fazem as pazes, duvidam um do outro, mas sempre estão prontos a se ajudar.

Adorei as ilustrações e achei que a diagramação ficou linda. Foi meu primeiro contato com a escrita da Holly Black e eu gostei da forma que ela conduz sua história. Gostei da narrativa e dos personagens. Não fui esperando muito, já imagina que não ia tratar de nenhuma questão psicológica muito a  fundo, pois é um livro infanto juvenil, porém me diverti com a leitura.

Sobre o livro:
Autora: Holly Black
Editora: Novo Conceito
Selo: Irado
Ano: 2014
Páginas: 224
Site: http://www.bonecadeossos.com.br/
Book Trailer: 

6 comentários:

  1. Estou doida pra ler este livro. A história me conquistou na primeira vez que li sobre ele. Gosto de trama assim. Espero ainda conseguir um pra eu ler. rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkk Espero que consiga mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Aline Ramos Costa29 de julho de 2014 10:20

    Menina, estou doida pra ler esse livro...Eu amei a premissa e essa capa e pelo visto será uma excelente leitura. Parabéns pela resenha, conseguiu me fazer entrar na história e ficar louca pra ter logo esse livro...bjs ..

    ResponderExcluir
  4. eu li e achei uma leitura muiiito bacana. :D
    além da capa, que é linda de ter na estante hehehe
    amo lit. juvenil e esse livro foi uma boa pedida esse ano...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Aline! O livro é bem legal e a Novo Conceito fez uma diagramação linda!

    ResponderExcluir
  6. É linda mesmo! E eu curti as ilustrações que tem dentro =)

    ResponderExcluir