POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
O livro é meio nostálgico pra quem já tem uma certa idade (tipo eu) e que ainda lembra que brincou muito e imaginou muita coisa também. Ler sobre Zach, Poppy e Alice é visitar um pouco a infância e como era ter um tipo diferente de preocupação.
A autora utiliza um mistério justamente com um brinquedo para dar início as aventuras dos três amigos, que na verdade deveria ser só a base para tratar de assuntos um poucos mais importantes. Embora não tenha desenvolvido este tópico com maior profundidade, a Holly Black levanta a questão sobre a transição entre a infância e a adolescência, o que perdemos quando vamos crescendo e temos que deixar certas brincadeiras de lado e o quanto isso pode ser complicado. Esse ponto ficou mais evidente com o Zach, principalmente depois de uma atitude do seu pai (personagem que detestei) e influencia diretamente a amizade do garoto com Poppy e Alice.
As duas garotas são bem diferentes: Poppy é muito criativa e explosiva, quando Alice é um pouco mais calma e romântica. Elas, assim como Zach, também tem alguns problemas familiares, o que une ainda mais o trio. A amizade deles é a melhor coisa do livro, principalmente porque é bem verossímil: eles brigam, fazem as pazes, duvidam um do outro, mas sempre estão prontos a se ajudar.
Adorei as ilustrações e achei que a diagramação ficou linda. Foi meu primeiro contato com a escrita da Holly Black e eu gostei da forma que ela conduz sua história. Gostei da narrativa e dos personagens. Não fui esperando muito, já imagina que não ia tratar de nenhuma questão psicológica muito a fundo, pois é um livro infanto juvenil, porém me diverti com a leitura.
Sobre o livro:
Autora: Holly Black
Editora: Novo Conceito
Selo: Irado
Ano: 2014
Páginas: 224
Site: http://www.bonecadeossos.com.br/
Book Trailer:
Book Trailer: