terça-feira, 26 de agosto de 2014

RESENHA: Semideuses e monstros

A série Percy Jackson e os olimpianos conquistou milhões de fãs mundo afora. E engana-se quem pensa que só crianças e adolescentes foram inspirados pelos livros de Rick Riordan. Muitos adultos também se encantaram pelas aventuras, conflitos e angústias de Percy e seus amigos. Prova disso é Semideuses e monstros, uma coleção de ensaios que explora o universo da série com humor, leveza e boas doses de mitologia e história.
Com prefácio do próprio Riordan, que também participou da edição e organização dos textos originais, em Semideuses e monstros o leitor descobrirá como reconhecer monstros que espreitam ao nosso redor, quais são as dores e as delícias de ser uma caçadora de Ártemis, qual deus do Olimpo melhor se sairia no papel de pai e, mais importante: verá que os deuses gregos, assim como nós, são repletos de falhas e imperfeições — o que os torna ainda mais irresistíveis.

A introdução é do próprio Rick Riordan e ele conta um pouco da sua motivação para criar Percy Jackson e os olimpianos e, embora já conhecesse sua história, eu sempre fico feliz em ver o pai dedicado que ele é. Achei engraçado o fato do autor não ver tanta simbologia nos seus livros quantos seus leitores veem e como ele se diz surpreso com isso.


Os textos tem vários temas: comentários bem humorados de elementos recorrentes na série, como o autor parece ter escolhido a dedo cada personagem e sua função de acordo com sua história original. Entendemos através dos textos, por exemplo, porque Dionísio, o Sr. D, seria o mais qualificado para ser o responsável pelo acampamento meio sangue e como Riordan usou suas principais características para traçar a personalidade dele no livro. 

O melhor texto, na minha opinião, foi o terceiro, intitulado "Roubar o fogo dos deuses", do Paul Collins. Fala da jornada do herói e tendo como base Percy, comenta as mudanças que sofremos e por quais fases passamos. Achei que ficou bem claro e de fácil leitura, além de dar vários exemplos do quão recorrente é o assunto (Harry Potter, Frodo...). Gostei de como o autor mostrou que essa jornada não é uma exclusividade do personagens ficcionais e que qualquer pessoa pode se encaixar nela.

Curti também o texto da Jenny Han, autora que eu gosto bastante, e me diverti com suas divagações sobre quem escolheria para ser seu pai/ mãe olimpiano, levando em conta seus defeitos e qualidades (eu escolheria ser filha de Atena, com certeza). Em outro texto, é realizada uma avaliação com nota para os pais e mães da série, e eu concordei totalmente com a única pessoa que tirou A!

Outro texto interessante fala de Hades e Nico e como, apesar do seu lado sombrio, eles podem ser bem legais e ter virtudes que outros deuses e meio sangues não possuem. No final do livro ainda tem um glossário falando dos deuses e personagens importantes da mitologia, com sua origem e dados mais marcantes. Observei que muitos deles só são citados na série "Os heróis do Olimpo".

Para os fãs da série Percy Jackson que gostariam de saber mais sobre a série e ler sobre a opinião de diversos autores que se dedicam a escrever livros para a mesma faixa etária, é uma ótima pedida, assim como para aqueles que querem saber mais das referências e ligações entre a mitologia grega e a série.


Sobre o livro:

ISBN: 9788580575576
Autores: Rick Riordan, Sophie Masson, Ellen Steiber, Elizabeth E. Wein, Rosemary Clement-Moore, Carolyn MacCollough, Sarah Beth Durst, Elizabeth M. Rees, Kathi Appelt, Cameron Dokey, Jenny Han, Paul Collins
Organização: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 272


2 comentários:

  1. poxa, deve ser um ótimo 'guia' :D gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  2. Estava ansiosa pra saber se era legal. Vou tentar ler. Sempre gostei desta série e é bom ter mais conhecimento sobre o livro e personagens. Beijos.

    ResponderExcluir