terça-feira, 10 de março de 2015

RESENHA: A caçada (Caçada #1)

Ele é diferente dos outros. Ele não tem a força e agilidade de seus colegas da escola, é imune à luz do sol e não sente uma sede insaciável por sangue. Ele é um "eper", um dos últimos humanos do planeta, e vive disfarçado no meio das pessoas normais. Ele usa presas falsas, raspa todos os pelos do corpo, faz o possível para esconder seu cheiro e jamais abandona sua máscara. Sabe que não deve chamar a atenção em um mundo em que um pequeno deslize pode ser fatal. Mesmo vivendo sozinho há anos, Ele ainda escuta as palavras de advertência de seu pai - Não faça amigos; não pegue no sono durante a aula; não pigarreie; não gabarite as provas, embora sejam um insulto à sua inteligência. Não durma na casa de colegas; não cantarole nem assobie. E ainda; Nunca esqueça quem você é. Ele leva sua vida de acordo com essas regras, determinado a sobreviver. Mas a frágil segurança dele é ameaçada por uma terrível surpresa; a Caçada Eper. Ele precisa escolher entre ser o caçador ou a caça. Não há escapatória - e qualquer erro significa a morte certa.

O livro não foi nada do que eu esperava. Acho que não dei a devida atenção a sinopse ou talvez não tenha entendido exatamente o que ela queria expressar, mas acabei me surpreendendo com o caminho que o autor escolheu para contar sua história.

A caçada tem alguns pontos bem interessantes: primeiro, o protagonista não tem nome, ou pelo menos, não se fala sobre até mais ou menos a metade do livro (e muitos personagens continuam assim o livro todo); segundo, não se cita o que esta outra espécie é. Temos noção por suas características, mas o tratamento entre eles não mostra que são diferentes e sim que os "epers" são a raça esquisita ali.

Então encarei a história com a visão diferente do Fukuda e reconheço que impliquei com algumas coisas, como o protagonista conseguir se esgueirar em sua condição por tanto tempo sem ninguém descobrir, principalmente levando em conta as habilidades dos outros. Também não me agradou muito o romance, já que não conseguia ver os dois juntos e o casal em si não teve tanto carisma.

Em contra partida, gostei da forma que ele trabalha estes seres que já habitam a literatura há tanto tempo, mas de um jeito original e que puxa bastante para o lado da distopia, mesmo sem explorar tanto a organização da sociedade. E como amante de aventura, fiquei feliz com as páginas finais, eletrizantes e cheia de acontecimentos inusitados.

O que mais me atraiu no livro foi como o autor mostra certos questionamentos do protagonista, acostumado a se virar para sobreviver, mas ainda sim com tão pouco conhecimento dos seres da sua própria raça, suas próprias limitações e cheio de conceitos pré concebidos que vão desmoronando conforme ele descobre certas coisas. 

Não foi um livro que fiquei vidrada, nem muito empolgada, mas ainda sim consegui gostar bastante e fiquei curiosa para saber quais são as próximas aventuras, principalmente depois daquele final. 

Sobre o livro:
Série: Caçada
Volume: 01
Autor: Andrew Fukuda
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 287

4 comentários:

  1. Wow, Fiquei impressionado com esse livro, senti a tensão que deve ser ler ele, uma passoa que vive se escondendo, se policiando para não morrer, tenho que ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Caramba. Me conquistou este livro. Vou ver se consigo ler. Pois a trama já me deixou bastante curiosa. Valeu pela resenha. Gostei de conhecer a história e personagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ele se policia tanto que acaba sendo um tanto preconceituoso com a própria raça! É realmente bom ver essas nuances do personagem.

    ResponderExcluir
  4. É bem diferente e vale mesmo a pena.

    ResponderExcluir