segunda-feira, 30 de março de 2015

RESENHA: Percy Jackson e os Deuses Gregos

Alguém poderia contar as histórias de origem dos deuses do Olimpo melhor do que um semideus dos tempos modernos? Percy Jackson oferece uma visão privilegiada com abundância de tudo nesta coleção ilustrada.

"Uma editora em Nova York me pediu para escrever o que eu sei sobre os deuses gregos, então pensei, podemos fazer isso anonimamente? Porque eu não preciso de os Olimpianos com raiva de mim novamente. Mas se isso ajuda você a conhecer os seus deuses gregos, e sobreviver a um encontro com eles, se eles nunca aparecem em seu rosto, então eu acho que escrever tudo isto será a minha boa ação da semana."

Assim começa Os Deuses Gregos de Percy Jackson, em que o filho de Poseidon acrescenta sua própria magia – e apartes sarcásticos – para os clássicos. Ele explica como o mundo foi criado, em seguida, dá aos leitores sua opinião sobre um quem é quem dos antigos, a partir de Apollo para Zeus. Percy não se segura. "Se você gosta de filmes de terror, banhos de sangue, mentira, roubo, traição e canibalismo, então continue a ler, porque definitivamente foi uma Idade de Ouro para tudo isso.

O Rick Riordan sempre acha uma forma de tornar história e mitologia um assunto divertido. Neste livro, ele vai nos contar através de seu personagem mais famoso, nosso querido Percy, como surgiram os deuses e os mitos que por séculos são espalhados sobre eles. Como fã do Riordan e do Percy, lógico que eu não deixaria esta leitura passar.

Sendo o Percy nosso narrador, já sabemos de antemão que vamos ter muitas tiradas engraçadas e muitas referências a nossa cultura pop e ainda temos o acréscimo de comentários que se relacionam as aventuras que acompanhamos em "Percy Jackson e os Olimpianos" e "Os heróis do Olimpo", o que não quer dizer que não ter lido uma dessas séries vai te fazer perder alguma coisa na leitura. Mas cá entre nós, vocês deviam ler porque é muito bom!

Mas o livro é sobre os deuses, então o autor vai nos contando em cada capítulo como surgiu cada um e um pouco sobre seus poderes e relacionamentos. Também dá destaque a fatos importantes e porque cada um ocorreu. Como sou babona pelo Percy, tive especial interesse por saber mais de Poseidon e Atena e se você tem curiosidade do porquê os dois não se darem bem, aqui tudo é explicado. Eu gostei também de ler especialmente sobre Hades.

As ilustrações são um show a parte. Passava minutos olhando e admirando o trabalho do John Rocco. Adorei especialmente uma ilustração do Poseidon, as cores utilizadas são perfeitas. Aliás, todo o trabalho gráfico desta edição é maravilhosa, desde a capa dura, até o cuidado nas cores que delimitavam a área dos textos, as quais mudam de cor conforme termina um capítulo e começa outro.

Para quem gosta de mitologia e do Percy, o livro é um prato cheio. Vai matar saudade do nosso semideus mais querido e ainda se divertir enquanto aprende mais sobre mitologia. Se vocês deviam ler? É claro!

Sobre o livro:
ISBN: 9788580576337
Autor: Rick Riordan
Ilustrações: John Rocco
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 336

24 comentários:

  1. Estou cada vez mais apaixonada por essa série. Uma das poucas que posso dizer que me viciei. Rsrsrs É estimulante as aventuras do personagem.Fora os seres mitológicos que existem nas histórias. Este já estou sabendo que vai ser de arrebentar corações. Ansiosa por ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. eu tô doida pra ler esse guia. Fico babando só de ver *--*

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo joia?
    Monique, tenho quer concordar com você, não há forma melhor de conhecer a Mitologia greco-romana do pelo ponto de vista de Percy. Não se torna massante ou difícil de memorizar; Pelo contrário: É divertido e não tem jeito de esquecer, haha.
    E quanto as ilustrações, bem, John Rocco tem um talento indiscutível. E é bom saber que a edição da Intrínseca está bonita. Eu, como semideusa assumida preciso desse livro, e espero que a continuação chegue rápido!
    Até mais!
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  4. Valéria, ele é LINDO!

    ResponderExcluir
  5. É muito divertido, você vai gostar!

    ResponderExcluir
  6. Somos duas semideusas assumidas, filha de Atena aqui! rsrsrs E sim, a Intrínseca teve especial cuidado e capricho com essa edição.

    ResponderExcluir
  7. Esta parte mitológica é sempre cheia de aventuras e com este livro não poderia ser diferente! Parece conter um enredo dinâmico, cheio de banhos de sangue, mentiras, traições e até canibalismo como foi dito na resenha! Curiosa para ler e na expectativa!!

    ResponderExcluir
  8. Monique!
    sou uma que gosto de mitologia e do Percy e saber que além de poder conhecer um pouco mais sobre os Deuses e poder dar boas risadas, será bom demais.

    “Nada é por
    acaso...Acredite em seus sonhos e nos seus potenciais....Na vida tudo se
    supera..”(Mema velame)

    Cheirinhos

    Rudy

    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo percy jackson, eu só li os dois primeiros dos olimpianos e amei, ja to com tres seguindo aqui só esperando para eu ler. Quero muito ler esse, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Um livro cheio de ação, humor, romance, loucuras intrigantes e descobertas que não farão você vê as coisas como eram antes. Riordan apresenta o melhor livro para os fãs de mitologia grega, Percy Jackson e os Deuses Gregos.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada do Rick Riordan, mas tenho bastante vontade, pois me amarro em Mitologia. Só por essa capa, dá pra perceber que a parte gráfica deve ser um show a parte mesmo. Quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. eu conheço muitas histórias da mitologia grega, mas eu tô louca para ler essa versão dos mitos justamente por causa das tiradas do Percy, eu fico imaginando os comentários dele uma vez que ele "conhece as pessoas" e agora sabendo que os desenhos são um show a parte fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Monique Dieli Chiarentin15 de maio de 2015 às 12:39

    Deve ser um livro bem interessante e ótimo pra quem é fascinado em mitologia grega. Fiquei curiosa em ler, pois estou começando a gostar de mitologia!
    Sem contar que a capa não deixa a desejar (:

    ResponderExcluir
  14. E pensar que comecei a gostar de mitologia por conta desses livros.
    Agora é um vício.
    #Filha de Atena :p

    ResponderExcluir
  15. Estou mega atrasada com a série do Percy, só li o primeiro, e tenho o segundo. Ou seja tenho que comprar o box, mas acabo sempre adiando..Mas vou, e ainda esse ano!


    Miquilis

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei babando pela edição desse livro, mas tô precisando de money!

    Já vi muita gente fresca reclamando que em Percy Jackson não se aprende nada da mitologia, vamos ver se com esse livro pagam a língua :P

    Eu amo o humor do Rick Riordan!

    Giovana Oliveira - http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esta edição esta perfeita, as ilustraçoes muito lindas. Eu li so um livro de Percy Jackson mas imagino as tiradas sarcasticas dele, o livro deve ser muito divertido mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Não li nenhum livro do Percy pois como vi o filme não gosto muito de ler depois, mas gostei da resenha, me fez querer ler, não sabia que era narrado por ele, o que me faz gostar muito dos livros, pois sentimos as coisas junto dos personagens! Não sei, mas acho q vou ler sim!

    ResponderExcluir
  19. Eu tinha visto esse livro e as ilustrações, são realmente lindas! Eu meio que senti falta de um livro assim quando estava lendo Percy Jackson e os Olimpianos, mas não era como se eu nao soubesse de nada, sabia pelo que eu via na escola e principalmente pelo que eu tinha lido em livros do monteiro Lobato, onde a Emília fazia varias coisas, era meio q a mitologia grega pelos olhos dela, ajudava o Hércules por exemplo e etc. O que eu não sabia sobre os deuses eu tinha q pesquisar, então acho super interessante ter um livro assim ainda mais sendo o Percy narrando!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre gostei de mitologia grega, e esse livro é tudo o que eu precisava, por que une a mitologia grega com o universo do Percy Jackson111 Por que nosso amado Rick não fez isso antes?? hahahaa fora que esses dias eu comprei numa promoção os livros do percy com a capa nova, e esse livro, pelo menos nessa foto, parece ter um design similar. To doida pelo livro, só de ver já da vontade de comprar correndo.

    ResponderExcluir
  21. AMO os livros do Rick e sou completamente APAIXONADA pela série Percy Jackson, me encantaria ganhar esse, mais um para a coleção ♥
    Estou mega ansiosa para saborear esse ai e apreciar as ilustrações rs
    Tem cara de ser ÓTIMO.
    Beijos
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  22. Caramba, eu tenho o box de PJO há quase um ano e ainda não li :O
    Me interesso bastante por mitologia, tenho certeza de que vou me arrepender por não ter lido antes (tanto PJO quanto os outros livros do Rick)


    E essa edição parece tão tão tão linda <3

    ResponderExcluir
  23. Vou comprar um e presentear minha professora do colegial rsrs.. Graças a ela que nos fazia interpretar peças sobre a vida dos Deuses da mitologia sempre gostei muito do assunto. Minha preferida é Artêmis (tirando o detalhe da castidade rsrs) como protetora e rainha dos bosques..
    Vou participar do sorteio, se não ganhar vou comprar correndo!!
    =*

    ResponderExcluir