segunda-feira, 5 de setembro de 2016

RESENHA: Minha vida fora de série - 3ª temporada

Dois anos se passaram desde a 2ª temporada de Minha vida fora de série. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta: o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais. Não perca mais esta temporada imperdível da vida fora de série de Priscila.

Os livros da Paula Pimenta me remetem sempre a nostalgia. Aquela época que as coisas mais banais eram eternas e que todos nós tínhamos a urgência e certeza de tudo que nos cercava. Priscila está vivendo esse momento e muito do que ela considerava imutável está se transformando na sua frente. Da mesma forma que Fazendo meu filme 3 nos trouxe a transição de adolescente para adulta da Fani e Leo, Minha vida fora de série 3, mostra este mesmo momento só que do ponto de vista da Pricila e do Rodrigo.

Eu gosto do tom de realidade que a Paula sempre insere em seus livros, mesmo que alguns acontecimentos tenham seu lado mais fantasioso. A construção de personagens dela me encanta, não tem ninguém sem defeito ou que não faça bobagem. A Priscila, por exemplo, por ser uma de suas personagens mais decididas, tem muitas situações nas quais suas ações acabam não dando tão certo quanto ela imaginava.

Temos novamente os diálogos de seriados abrindo e dando o tom de cada capítulo. Emails, mensagens e cartas incrementam e ajudam na nossa identificação com os personagens que sempre me fazem lembrar de mim mesma e das minhas amigas nessa idade.

Também temos alguns vislumbres da Fani e do Leo neste livro, assim como da Natália e Alberto. A Fani inclusive aparece bastante porque aqui temos de forma mais detalhada a visita da Priscila que ela cita em FMF 4. Preciso nem comentar que adorava esses momentos não é?

Gostei muito e sempre fico com aquela saudade gostosa da adolescência que só a narrativa fluida e calorosa da Paula Pimenta proporciona. O final do livro é meio melancólico, mas estou a espera do quarto volume para me tirar essa sensação. É para quando mesmo, Paula Pimenta?

Sobre o livro:
ISBN: 9788582352557
Série: Minha vida fora de série
Volume: 03
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 424

Nenhum comentário: