sexta-feira, 9 de setembro de 2016

RESENHA: Ser feliz é assim

A vida — assim como o amor — é cheia de conexões inesperadas e enganos oportunos. Uma ligeira mudança no curso pode gerar consequências surpreendentes. Afinal, às vezes, o desvio, o atalho é o verdadeiro caminho. A estrada que deveríamos ter escolhido desde sempre... Se pelo menos tivéssemos a coragem de fazer do coração nossa bússola.

Graham Larkin e Ellie O'Neill não poderiam ser mais diferentes. O rapaz é um ídolo adolescente, um astro das telas de cinema; uma vida calcada na imagem. O cotidiano constantemente sob o escrutínio dos refletores. Agentes, produtores, RPs, assessores... Já Ellie passou a vida escondida nas sombras, fugindo de um escândalo do passado enterrado em sua árvore genealógica.

Mas, mesmo sem aparentemente nada em comum, os dois acabam se conhecendo — ainda que virtualmente — quando Graham envia a Ellie, por engano, um e-mail falando sobre o porco de estimação Wilbur. Esse primeiro contato leva a uma correspondência virtual entre os dois, embora não saibam nem o nome um do outro. Os dois trocam detalhes sobre suas vidas, esperanças e medos.


Então Graham agarra a chance de passar tempo filmando na pequena cidade onde Ellie mora, e o relacionamento virtual ganha contornos reais. Mas será que duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas? Será que o amor é capaz de vencer — mesmo — qualquer obstáculo? E mais importante... é possível separar ilusão de realidade quando o coração está em jogo?

Como eu gosto de começar um livro e ele ir me ganhando com o passar das páginas! "Ser feliz é assim" é um exemplo desse acontecimento. Uma história sem grandes reviravoltas, nem tem um plot super complexo, mas que me conquistou pela simplicidade e sensibilidade.

Os personagens são o ponto alto. Graham e Ellie são aquele tipo de pessoas que não parecem ter muito em comum dado a vida que levam, mas que na verdade se complementam. Os dois tem uma relação familiar complicada, embora de formas diferentes. Enquanto Graham se sente perdido com as disparidades entre sua vida agitada e o dia a dia dos pais professores, Ellie vive com a mãe e sem poder entrar em contato com o pai. 

Sou uma pessoa que fez amizades pela internet e as mantenho até hoje, então achei bem legal a maneira que a autora escolheu para os dois se aproximarem. Eles conseguem ser mais eles mesmo com alguém que não conhecem e que só são próximos virtualmente do que com seus amigos e familiares. Esse aspecto me foi muito familiar. 

Também me deixou muito animada explorarem como a fama do Graham atrapalhava seu cotidiano e como essa exposição era ameaçadora para Ellie. Os problemas que os dois enfrentam por conta da imprensa são uma grande barreira para seu relacionamento e ambos precisam rever suas prioridades se querem pelo menos ser amigos.

Foi um livro que a narrativa me agradou demais e que foi gostosa de acompanhar, principalmente se o objetivo for ler algo leve. Já tinha gostado de outro livro da autora, "A probabilidade estatística do amor à primeira vista" e quero muito ler "Happy Again", um conto sobre o que aconteceu depois de "Ser feliz é assim", pois fiquei curiosa sobre o destino de Graham e Ellie.

Sobre o livro:
ISBN: 9788501047786 
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2014
Páginas: 400

Nenhum comentário: