segunda-feira, 9 de abril de 2018

RESENHA: Ainda sou eu (Como eu era antes de você - Livro 03)

Sequência dos romances Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, que arrebataram o coração de milhares de fãs, Ainda Sou Eu conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança.
Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou.
Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?

Provavelmente sou uma exceção quando se trata dos livros da Jojo, embora curta sim sua escrita, não acho suas histórias tão impactantes quanto a maioria das pessoas o fazem, e não tive uma boa experiência com a última leitura que fiz dela, tinha decidido até dar um tempo com seus livros. Aí veio "Ainda sou eu" e a Lou, e minha curiosidade venceu.

E fiquei surpresa com a maneira que o livro me conquistou e sei que tem a ver com o comportamento da Lou. Sim, ela continua doidinha, com algumas atitudes vergonha alheia, mas está bem mais decidida e corajosa para tentar novas experiências, sem modificar em cada sua personalidade gentil e preocupada com o próximo. 

Essa gentileza e preocupação são fatores que mudam a vida da Lou das mais diversas formas. Algumas vezes eu até ficava com raiva pela consideração que ela tinha com quem não merecia (oi, Agnes), mas algo que não se pode negar é que isso só a torna mais especial e única. E rende sim boas coisas: a amizade dela com a Margot foi o ponto alto do livro.

Foi bem verossímil os sentimentos descritos pela Jojo sobre o relacionamento a distância da Lou e do Sam. Por mais que confiem um no outro, a saudade e a mudança de rotina vai minando a boa convivência, e acompanhamos como é doloroso para os dois. Os diálogos de certo momento da história foram maravilhosos nesse sentido e podemos entender a dor dos personagens de forma bem clara.

O que mais a autora focou foi na clareza que a Lou foi adquirindo, e como ela resolveu enfim se escolher: ter seus objetivos tendo em vista a própria satisfação e expondo suas opiniões e decisões mais enfaticamente. Esse amadurecimento condiz muito com o que Will desejou para ela e fiquei satisfeita de ver o quanto isso transforma positivamente sua vida. 

A Jojo conseguiu passar todos os sentimos primorosamente e nos presenteou com personagens muito cativantes, estou até agora apaixonada pela Margot e pelo Ashok, e fiquei animada de ter uma história tão sólida, com desdobramentos que deram um ótimo ritmo ao enredo. Acho que já posso voltar para os livros da Jojo sem medo. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002810
Série: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 400


Nenhum comentário: