segunda-feira, 12 de agosto de 2019

RESENHA: A máscara de prata (Magisterium - Livro 04)

O quarto volume da série Magisterium, uma saga de cinco livros de fantasia co-escrita pelas autoras best-sellers Holly Black e Cassandra Clare.
S série é uma fantasia urbana, onde um universo de magia coexiste com nosso mundo. Neste quarto livro da saga, Black e Clare nos levam para além do domínio dos vivos em uma viagem em direção aos perigos da morte.
Agora Call é um dos mais temidos estudantes da história do Magisterium, conhecido como o Inimigo da Morte, o Suserano do Mal, considerado culpado pela morte do melhor amigo e estopim de uma constante ameaça de guerra. E quando ele é libertado da prisão por aliados improváveis, interessados em seu poder sobre a magia do caos, ele se vê envolto em uma trama de mentiras e intrigas, e precisa decidir o que fazer com o próprio poder.

Foi com uma dorzinha no coração que comecei esse volume. Tudo que conseguia pensar era como Call lidaria com a tragédia. E, dentro do possível, ele conseguiu segurar bem a barra.

Temos um livro um pouco diferente em estrutura base porque é a primeira vez que o Magisterium, enquanto lugar, não é palco para o desenrolar do enredo. Ainda sim, a influência dele está em tudo, principalmente nas lembranças de Callum e em algumas situações que me faziam detestar o fato da escola existir.

Como sempre, vemos a força da amizade em ação e de maneiras diferentes: seja na cumplicidade, na contradição e nas decisões diferentes, ela sempre está lá. A Tamara se destaca bastante nesse quesito, sendo fiel ao que acredita mesmo que tenha de fazer escolhas difíceis. Jasper me saiu bem melhor do que poderia imaginar e minha antipatia pela Celia se provou com fundamento. Já Call me partia o coração toda vez que ele visita um momento feliz com os amigos.

O livro levanta com mais foco um tema presente desde o primeiro volume: seria o amor e a saudade desculpa suficientes para se vencer o que não deveria ser tocado? Callum enfrenta esses questionamento com mais força agora e sua imaturidade cobra um preço talvez grande demais, porém ver o personagem lidar com tanta dor e crueldade conseguiu me tocar e, a todo momento, eu torcia por ele.

Como já comentado nas outras resenhas, reforço que gostaria de mais páginas porque Callum chegou em um ponto importante para a história como um todo, e os acontecimentos finais mereciam mais elaboração, mais intensidade. Até mesmo o romance que vem se construindo desde os outros livros precisava de mais tempo de leitura.

Mesmo assim li cada página ansiosa com as próximas escolhas do Callum, tendo raiva da Assembléia, rindo com o Jasper e ficando cada vez mais orgulhosa da Tamara. Claro que no final quase passo mal com os acontecimentos, mas isso só reforçou minha ansiedade para "A torre de ouro".

Sobre o livro:
ISBN: 9788501112439 
Série: Magisterium
Volume: 04
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Galera Junior
Ano: 2017
Páginas: 240

Sobre a série:
04. A máscara de prata
05. A torre de outro

Nenhum comentário: