terça-feira, 17 de dezembro de 2019

RESENHA: Teto para dois

Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela.
Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?

E aquela leitura leve e divertida finalmente chegou para aliviar o livro pesadíssimo, porém maravilhoso, que estava lendo. Não achava que o livro me ganharia com essa facilidade toda, e cá estou feliz por ser surpreendida.

O melhor é que a Tiffy passa longe de ser uma personagem boba. Além de ser ótima em seu trabalho, se veste com confiança e sua simpatia e empatia é fácil de sentir. Ainda sim, a autora adiciona camadas ainda mais interessantes dentro de um enredo que parecia ser somente sobre os percalços normais da vida. E quando o antigo relacionamento da Tiffy nos é contado, aos poucos, entendemos a profundidade dos seus problemas junto com ela. E acabamos torcendo por sua volta por cima, e por sua felicidade.

Esse aspecto emocional não se limita a ela, Leon também tem sua cota de problemas e isso o faz se aproximar ainda mais de Tiffy, pois ele entende como é difícil superar e seguir com a vida. E, gente, o Leon é um amor. Um pouco introvertido, mas alguém dedicado, que ama a família e se esforça bastante para tudo dar certo. 

As amizades que os dois cultivam são maravilhosas. Eu seria amiga facilmente do Mo, sua calma, sinceridade e preocupação ficava evidente em cada frase, e entendi muito a Tiffy quando ela pensava em ligar para ele durante um momento difícil. A Gerty talvez seja mais complicada de gostar, porém ainda sim era uma ótima amiga. O Richie e o Leon tem uma ligação que vai muito além do sangue, amava cada conversa deles.

Se tem um recurso que eu amo é o uso de bilhetes, emails e mensagens para dar uma dinâmica diferente ao enredo. Amava cada post-it que Leon e Tiffy trocavam porque ali já sentia o entendimento, a amizade e, principalmente, a química entre eles. E que química, viu? 

A autora sabe dar ritmo a sua narrativa, os capítulos pequenos sempre me agradam, e me vi lendo as quase quatrocentas páginas em poucos dias porque me apaguei aos personagens e ao desenvolvimento deles. Tenho esperanças de ler mais da Beth O'Leary em breve.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551005415
Autora: Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 400


Nenhum comentário: