quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

RESENHA: Uma princesa em Tóquio

Nesse conto de fadas contemporâneo, uma jovem atravessa o mundo em busca de pertencimento e um final feliz.
Izumi Tanaka nunca sentiu que pertence ao lugar onde vive. Afinal, ela é uma das únicas garotas com ascendência japonesa em sua cidadezinha natal, no norte da Califórnia. Criada apenas pela mãe, as duas sempre foram muito unidas – até Izzy descobrir que seu misterioso pai é ninguém mais, ninguém menos do que o príncipe herdeiro do Japão. O que significa que Izumi é literalmente uma princesa.
Não demora muito até a família imperial japonesa ir atrás de Izzy e ela partir em uma viagem para Tóquio. Em meio a confusões com um jovem guarda-costas mal-humorado (apesar de lindo!) e com primos envolvidos em diversas polêmicas, a garota vai perceber que a vida da realeza está longe de ser só glamour. E, enquanto tenta conhecer o pai, talvez acabe encontrando a si mesma.

Em Dezembro eu tentei ter leituras mais leves e acertei muito na escolha de Uma princesa em Tóquio. Queria sorrir, me divertir e embarcar sem medo no enredo e consegui tudo isso.

O mais importante para mim foi como a autora retratou a busca da Izumi por si mesma. Entendemos muito bem como é se sentir e ser tratado diferente o tempo todo, a autora deixa bem evidente o quanto ela sofre com os estereótipos por ser descendente de japoneses. Nossa protagonista tem, e é, uma boa rede de apoio, porém a dificuldade de se encaixar ainda é enorme, então o Japão seria o local que a abraçaria sem questionamentos. Ou não.

As diferenças culturais foram bem exploradas e diretamente culpada por praticamente todos os problemas da Izumi no Japão. Comportamentos considerados normais nos EUA são mais sérios em Tóquio e eu sofri junto com ela porque muitos deles eu teria errado igual. Por ela ser da família imperial tudo toma uma proporção maior do que a esperada e torna a adaptação de Izumi muito difícil. 

Os personagens são interessantes e gostei demais das amigas da Izumi. Além de serem as melhores amigas, têm as melhores reações. Eu sabia o que ia acontecer quando Akio apareceu, mas foi legal do mesmo jeito.

Meu único incômodo é o fato de não ter cenas suficientes entre a Izumi e o pai. O contexto em que ambos estão explica isso, mas quando finalmente vai ser revolvido ficou muito corrido. Queria de mais interações, mais embates, mais bons momentos.

Não foi uma leitura cheia de reviravoltas, mas foi divertida o tempo todo. Gostei demais do tom adotado pela autora, e como ela organizou o plot me lembrou bastante os doramas japoneses, onde tudo acontece um pouco mais rápido e com intensidade. Me fez ter mais vontade ainda de conhecer o Japão depois das descrições de lugares e comidas.

Sobre o livro:
ISBN: 9788555341724
Autora: Emiko Jean
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 312



Nenhum comentário: