quinta-feira, 28 de abril de 2022

Lemos na Fábrica: Março 2022

Não posso reclamar de Março. Foram muitas leituras interessantes para mim, gostei bastante de quase tudo e dei continuidade aos desafios #LeituraPreta e ler autores de vários países. Teve Colômbia, Argentina, Nigéria, Vietnã, Guiana... Vamos lá?

"Cidadã de segunda classe", Buchi Emecheta: Cidadã de segunda classe não foi um livro fácil e não falo isso por conta da escrita, que me agradou muito, e sim porque nos deparamos com todo o machismo e preconceito da sociedade, e dói ver o quanto determinadas construções afetam tanto a vida das mulheres, ainda mais as negras. É um livro que deixa o leitor numa espiral de revolta e raiva, mas que também nos faz torcer para Adah conseguir seguir com seus planos e realizar seus sonhos. Resenha aqui.


" E viveram feliz para sempre (Os Bridgertons #09)", Julia Quinn: Finalmente li o último livro da série #OsBridgertons e fiquei dividida com o que encontrei. Estava feliz por rever personagens tão amados ao mesmo tempo que esperava um pouco mais dos contos. O melhor, para mim, foi o do Gregory porque tem o tipo de aprofundamento que gosto de ver. Por outro lado, fiquei um tanto decepcionada com o do Benedict... Resenha aqui

"Sobre a terra somos belos por um instante", Ocean Vuong: A beleza da escrita de Vung contrasta com os difíceis acontecimentos da vida do protagonista. Desde a guerra do Vietnã até o refúgio nos EUA,  Cachorrinho (assim chamado no livro) passa por muito preconceito, xenofobia, violência e perdas. A relação dele com a mãe também é bastante abordada e define grande parte da sua vida. Eu amei o livro, a escrita poética, mas não foi um enredo fácil por conta da carga emocional. Logo volto com a resenha.


"A voz na noite (Sociedade das Relíquias Literárias # 24)", William Hope Hodgson: A #SociedadeDasRelíquiasLiterárias escolheu um conto um tanto assustador para o mês passado. Eu, que sou mega medrosa, fiquei apreensiva o tempo todo imaginando se a voz era humana, se pensava em fazer algo ruim ou se somente era um desafortunado tentando sobreviver. Gostei de todo o suspense de A voz na noite.


"A cachorra", Pillar Quintana: Buscando continuar com minha resolução de ler obras de vários países, escolhi essa noveleta colombiana. Fala sobre uma mulher que não pode ter filhos e um dia resolve tomar conta de uma cachorra. Foi um tanto inquietante perceber os paralelos com a maternidade assim como as grandes contradições da protagonista, Damares. Os momentos de zelo e os de raiva faz refletir bastante. Fiquei surpresa com o final, nunca imaginaria esse tipo de acontecimento, ao mesmo tempo que faz sentido dentro da proposta da autora. 


"Este é o mar", Mariana Enriquez: Segundo escrito da autora argentina que leio e sua preferência para o horror e suspense é evidente. Achei interessante como ela retrata os motivos de fama e ascensão de grandes artistas e o enredo que cria para dar um ar fantástico a formação desses ídolos. 


"Seca (Clube da Caixa Preta #19)", Eric Walrond: Seca foi o conto do #ClubeDaCaixaPreta do mês passado e foi muito forte. Acho que me atingiu bastante porque é uma realidade que alguns locais no mundo, inclusive o Brasil, passam. Ver a família precisando aguentar tanto e tendo uma dinâmica tão distante do ideal entre eles torna ainda mais triste tudo que ocorre.


"Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco - Kanzenban #19", Masami Kurumada: Muita coisa acontecendo nesse arco final e tenho achado tudo interessante porque foi justamente o arco que não assisti. Portanto ver como o Ikki reage a tudo que Hades representa e como o atinge neste nível tão pessoal é muito legal, principalmente porque ele toma decisões bem difíceis. Teve uma cena que não curti muito, mas não me fez gostar menos do volume.


"Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco - Kanzenban #20", Masami Kurumada: Volume 20 finalmente nos mostra a Saori além da participação dos cavaleiros de ouro. É muito legal ver como todos ainda tem importância na jornada e a maneira que os objetivos se unem. Achei que o Shun ia passar mais tempo como Hades... Será que vai acontecer novamente? Eu espero que sim, achei muito fácil esse distanciamento...


"Saint Seiya - Os Cavaleiros do Zodíaco - Kanzenban #21", Masami Kurumada: Penúltimo volume cheio de reviravoltas e personagens inesperados. Com certeza é divertido principalmente que Kurumada conseguiu dar mais espaço para os outros quatro cavaleiros de bronze e ficou um pouco menos no Cavaleiro de Pegasus. Agora ganhar e perder a armadura de ouro basicamente no mesmo capítulo foi triste né? Enfim, nem acredito que o final está chegando...


"Paradise Kiss #02", Ai Yazawa: Gosto demais de Paradise Kiss, mas não consigo ler rápido, enrolo bastante para terminar um volume. Acho que fico implicando um pouco com Yukari e George, esquecendo que ambos são adolescentes e que os questionamentos e erros são típicos da idade. Yukari está procurando entender o que realmente quer e foi uma montanha russa de escolhas duvidosas e decisões corajosas que não deixam o leitor cair no tédio. Curiosa sobre as consequências das atitudes dela.

O que estão lendo?

Nenhum comentário: