quarta-feira, 17 de agosto de 2022

RESENHA: Antes que o café esfrie

Em uma ruazinha estreita e silenciosa de Tóquio, num subsolo, existe um estabelecimento que, há mais de 100 anos, serve um café cuidadosamente preparado.Graças a uma lenda urbana, o local recebe diversos frequentadores que esperam ansiosamente para viver uma experiência única: fazer uma viagem no tempo. Aqueles que retornam ao passado devem estar cientes dos riscos e também das regras, já que a jornada exige que o cliente se sente numa cadeira específica e reencontre somente pessoas que já tenham visitado o estabelecimento. Mesmo assim, quatro personagens aproveitam a oportunidade para tentar resolver dramas do passado. A experiência é imperdível, mas o tempo é curto. Mais precisamente, até o café esfriar.

Quem, assim como eu, gosta de livro digital barato com enredo estranho e que fala de arrependimentos? Eu amo e gosto especialmente como o autor desenvolve as histórias pessoais, porque não recebemos de cara os detalhes de cada personagem e, apesar de cada capítulo ser focado em um enredo específico, consegue tratar de todos eles durante o livro inteiro.

Claro que algumas histórias tocam mais que outras. Fiquei sensibilizada demais com Marido e Mulher, onde a relação de um casal muda por conta de uma doença. Acho que foi o mais realista, o mais fácil de imaginar acontecendo e, sem dúvidas, o mais tocante para mim. Algumas vezes as coisas mínimas e os detalhes fazem a diferença em como encarar determinadas situações, e foi palpável como entender isso fez diferença.

Dois dos contos/ capítulos tratam bastante de comunicação em termos mais diretos. Enquanto em Os namorados faltou uma conversa prévia que tornasse o desentendimento inexistente, em As irmãs traz o arrependimento de não ouvir, não compreender. No primeiro caso cheguei a implicar um pouco com os motivos da nossa protagonista para voltar no tempo, mas entendi depois que cada um tem seus motivos e prioridades, quer concordemos ou não. Não foram enredos que me conquistaram, embora tenha gostado no geral.

Em Mãe e filha não fiquei surpresa com o que acontece, porque tem dicas durante a narrativa e estava preparada para o momento da volta no tempo. Foi delicado, triste e mesmo assim, dá certa paz porque é um bom fechamento.

Algumas pontas soltas e indícios me deixaram bastante curiosa com o futuro dos personagens, mesmo acostumada que sou com narrativas assim, um tanto fantásticas, um tanto realistas, mas sempre sem dar todas as respostas. Imagino que o convite a reflexão seja um ponto bem forte, eu me peguei pensando em como seria tudo mais fácil se conversas necessárias não fossem deixadas de lado, e encarei como um alerta a não deixar de tê-las na vida real.

Não vi nada negativo que mereça destaque. Particularmente queria aprofundamento de algumas questões e não sou entusiasta da decisão de uma das personagens, porém gostei da narrativa, da maneira que os quatro capítulos tem focos diferentes, mas abarcam um pouco de todos os personagens, e como as regras faziam sentido mesmo na loucura da situação. Creio que ter costume de ler literatura japonesa tenha ajudado em ter uma boa experiência com a leitura e imagino ser uma boa forma de começar a conhecer os autores do leste asiático.

Sobre o livro:
ISBN: 9786588490365
Autor: Toshikazu Kawaguchi
Tradutor: Priscila Catão
Editora: Valentina
Ano: 2022
Páginas: 208

Nenhum comentário: