terça-feira, 20 de setembro de 2022

MANGÁ - Primeiro volume: Cavaleiros do Zodíaco - Episódio G


Sinopse oficial: Nos tempos antigos, o Titã Cronos (filho de Urano e Gaia o céu e a terra) e sua esposa Rhea deu à luz seis filhos. Cinco deles foram engolidos por Cronos, e apenas um foi salvo, Zeus, escondido de Cronos por Rhea. Ao atingir a idade adulta, Zeus obriga o pai a vomitar as outras cinco deuses. Zeus, junto com seus irmãos e irmãs, decidem lutar contra os Titãs para o controle do universo. Cronos e os outros onze Titans perdem a batalha e são enviadas para o Tártaro. Milhares de anos mais tarde, na Grécia, o Mestre visita o quarto do recém-reencarnada Athena como uma criança, com um punhal de ouro. Antes que ele possa matá-la, o Cavaleiro de ouro de Sagitário Aiolos salva ela e desmascara o Grande Mestre. Fonte: Biblioteca Brasileira de Mangás
O Grande Abalo Mundial! O Cosmo queimará novamente! A lenda dos jovens iluminados ressurge atravessando o tempo e a galáxia! Aiolia, Shaka, Milo, Máscara de Morte, Aldebaran, Camus, Shura… Os guerreiros mais poderosos envolvidos pela luz… Os Cavaleiros de Ouro! Fonte: New Pop

Mangaká: Masami Kurumad e Megumu Okada

Demografia: Seinen

Santuário

Comentários: Ressuscitaram o Episódio G e fiquei bem feliz porque não acompanhei a publicação pela Conrad e sei basicamente nada sobre o enredo que Megumu escolheu para essa parte da série. De cara fiquei feliz por começar com o acontecimento responsável para a série principal dos Cavaleiros do Zodíaco acontecer - a fuga de Aiolos com a Athena bebê - e como foi para Aioria viver sobre o "erro" do irmão. O capítulo dedicado a conhecermos Aiolia me dividiu bastante: se gostei de todo o mistério de quem ele era e sua função ali, não posso dizer o mesmo da motivação que determinou sua mudança, achei rápido demais. Ainda sim os outros capítulos vão dando uma base mais forte a sua determinação e fiquei curiosa sobre seu desenvolvimento.

Aiolos

Personagem que mais gostei: Eu sempre gostei muito do Aiolos, então foi bom ter algumas páginas sobre ele. Quero, e torço, para que tenha mais referências sobre ele, principalmente memórias com o Aiolia. Seria fantástico. 

Máscara da Morte

Personagem que menos gostei: Máscara da Morte. Essa é uma opinião vinda direto dos meus conhecimentos da série principal e imagino que vai se provar muito certa, afinal compaixão é algo que passa longe dele.

Aiolia

Personagem que vai surpreender: Eu espero que o próprio Aiolia surpreenda, que mostre evolução, desenvolva seu senso de justiça e busque ser ele mesmo. O peso da fama de traidor do irmão o persegue, então seria bom vê-lo ter mais personalidade e força como o cavaleiros de Leão. 

Imagens do segundo capítulo

Arte: O traço de Megumu Okada é bem diferente dos mangakás que acompanho o trabalho dentro das séries dos Cavaleiros do Zodíaco e achei bem bonita. Os mangás geralmente tem destaque nos olhos e achei que o Megumu potencializa isso. As armaduras são bem detalhadas, assim com os planos de fundo, as paisagens, porém achei que tudo é muito escuro, em alguns quadros fiquei com um pouco de dificuldade de entender as representações. Não sei se isso é um problema de impressão - já que não conheço a publicação original, nem a da Editora Conrad - ou foi opção do próprio artista, mas gostaría muito que fosse mais claro. As páginas coloridas são lindas, as cores são bem trabalhadas e o tipo do papel só realçou isso. 


Sobre a edição: O prólogo é todo colorido, como comentei o papel ajuda muito a destacar as cores, e ficou bem leal. O mangá vem com sobrecapa e estranhei um pouco a ilustração estar de lado, mesmo que favoreça o desenho escolhido. 

Capa

Expectativas: Sendo bem sincera não tenho grandes expectativas. Espero uma exploração maior da vida pregressa dos cavaleiros de ouro, os motivos para as personalidades e atitudes deles serem da forma que conhecemos no mangá principal. Não sei se será possível, mas se isso for feito com os mais importantes, já ficarei bem satisfeita.


Informações sobre o mangá:
Mangá: Cavaleiros do Zodíaco -  Episódio G
Mangaká: Ai Yazawa
ISBN: 9786586799552
Editora: New Pop
Ano de relançamento no Brasil: 2022
Volumes: concluído no Japão com 20 volumes
Valor: R$ 34,90
Formato: 15x21cm
Páginas: 176
Periodicidade: Indefinida
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: