domingo, 4 de setembro de 2022

RESENHA: A mulher de pés descalços

As obras de Scholastique Mukasonga são uma mortalha de papel para aqueles que não têm sepultura. O romance A mulher de pés descalços foi escrito em memória de Stefania, a mãe da escritora Scholastique Mukasonga, assassinada pelos hutus, durante a guerra civil de Ruanda. Às lembranças de um paraíso perdido, onde Stefania era uma senhora alegre e casamenteira, que dava conselhos às moças em torno do amor e da vida matrimonial, se mesclam imagens terríveis, como o medo constante e busca de esconderijos seguros para salvar seus filhos do extermínio.

Seguindo o desafio de ler obras de vários lugares do mundo, resolvi ler "A mulher dos pés descalços". A autora é de Ruanda, o livro é curtinho e minha curiosidade pela escrita da autora era grande, já que a Iris Figueiredo elogiou bastante. O livro é, ao mesmo tempo, sobre a história de um país quanto a vida pessoal da autora. Ela foca em falar sobre a mãe e o dia a dia da família em meio a guerra civil de Ruanda e as consequências dela.

Apesar dos acontecimentos de passaram nesta época, a autora optou por inserir essa informação em momentos onde a existência do conflito mudava a rotina de sua família. Como o livro é focado na mãe dela, morta durante a guerra, percebemos como ela tenta não deixar os costumes sumirem do seio familiar ou até mesmo da pequena vila. Sua força é enfatizada na importância que os vizinhos davam as suas opiniões e a preocupação dela com todos eles, em especial as mulheres.

A força do livro esta também nos detalhes. A maneira que as plantações definem o dia a dia, a época de fazer determinadas comidas ou utensílios, até mesmo as comemorações. É interessante ver também a necessidade de adaptação às mudanças provenientes da colonização.

Mais do que um livro sobre a mãe da autora, é uma livro sobre a cultura de um povo, com cada característica própria, com sua maneira de se organizar socialmente e os reflexos da temida guerra em toda essa construção. Além de ser uma forma de homenagear  Stefania e sua memória, me pareceu que este escrito serviu para a autora como uma maneira de lidar com o luto e a revolta, com a injustiça e saudade. E foi um dos motivos que me fez gostar tanto de conhecer uma de suas obras.

Sobre o livro:
A mulher de pés descalços
ISBN: 9788569020189
Autora: Scholastique Mukasonga
Tradução:´Marília Garcia
Editora: Nós
Ano: 2017
Páginas: 160

Nenhum comentário: