domingo, 26 de fevereiro de 2023

Lemos na Fábrica: Janeiro 2023

Olá! Fiz mais leituras do que pensei em Janeiro. A melhor parte é que gostei de todas, mesmo que tenha algumas críticas. Vamos conferir?

"A Verdadeira História de Itachi #1 - Uma Luz Resplandecente", Takashi Yano e Masashi Kishimoto: Itachi é um personagem bem importante no universo de Naruto e meio que o motivo de um dos personagens principais, Sasuke, fazer tantas escolhas duvidosas, então foi muito legal saber mais dele e do que o levou a fazer uma coisa tão horrível com a própria família. Essa é somente a primeira parte, onde entendemos a formação dele como ninja, seus sonhos e objetivos, além do talento óbvio. Tem um foco legal na relação familiar, coisas boas e ruins sobre viver no clã Uchiha. Foi uma experiência muito boa porque meu personagem favorito de Naruto é o Sasuke e tudo que remete a família dele me interessa. Agora estou ansiosa para a segunda parte e saber como ele lidou com a tarefa sombria a sua frente. 


"De Lukov, Com Amor", Mariana Zapata: Eu curti bastante meu primeiro contato com a escrita da Mariana Zapata. Jasmine é uma protagonista do tipo que gosto de ler, mesmo quando não concordo com suas escolhas. Ela é forte, tenta sempre superar os obstáculos presentes na sua profissão e coloca a patinação como prioridade, pois é seu maior sonho. Ela e Ivan tem uma relação bem arisca no começo, mas isso vai mudando e é uma ótima forma de unir os dois, principalmente porque tudo acontece devagar, com etapas sendo superadas e a parceria se firmando. Meu único porém é que toda a problemática do livro recai sobre a Jasmine, o Ivan é sempre o perfeito, o que tem tudo a seu favor, não tem um porém em sua vida. Gostaria de uma descrição dele mais humana, com limitações, problemas, da mesma forma que a Jasmine o tem. Resenha aqui.


"Livro sobre nada", Manoel de Barros: Poesia é uma ótima leitura para quando se quer desacelerar. Pelo menos, comigo dá certo. Creio que a tentativa de entender o que o autor quer passar me faz focar mais na leitura. Creio ser segundo livro do Manoel de Barros que leio e as referências à natureza está sempre presente, um aspecto que curto bastante.


"Agora e Sempre", Judith McNaught: Judith McNaught é uma das minhas autoras preferidas e fazia uns bons anos que não lia nada dela. Nesse espaço de tempo mudei um bocado e ainda consigo amar sua escrita, porém me irritei com algumas resoluções dela para o livro. Sim, eu sei que o livro é de 1987 e, claro, passa o pensamento da época da escrita tanto quando o período em que se passa o livro, então não é surpresa que certos acontecimentos batessem diferente em mim  como ocorreu. 


"A Gatice de Maurice (Sociedade das Relíquias Literárias # 34)", Edith Nesbit: Eu me diverti lendo este coto, achei bem feito para o Maurice passar por um pouco do que ele proporcionava ao gato Lorde Hugh. É um exercício forçado de empatia que infelizmente é impossível de acontecer no mundo real. Mas que seria ótimo se fosse possível.


"Sob o mesmo teto (Odeio te Amar # 1)", Ali Hazelwood: Meu primeiro contato com uma obra da Ali Hazelwood foi bem divertida. O plot não é nada inovador, é o típico enredo de coabitação, porém é muito legal começar uma leitura leve e curtir como os personagens são caracterizados, as mudanças do relacionamento, além de ter alguns assuntos importantes citados. É uma noveleta, mas adoraria que fosse um livro com mais momentos de Liam e Mara.


"Os Lobos do Inverno (Clube da Caixa Preta # 29)", Arna Bontemps: O conto acompanha um atirador conhecido como Morte Branca durante a Segunda Guerra. Enquanto ele está numa idade mais avançada, relembra sua infância, a família cheia de tragédias e seu tempo no exército, principalmente a ligação forte existente entre ele e M, seu colega. Enquanto combate os russos, Morte Branca se vê mais envolvido com M e essa relação é uma das coisas mais fortes no enredo, mesmo que se construa em detalhes. Afinal é uma época cheia de preconceitos (perdura até hoje, na verdade), assim como todo o contexto que os dois fazem parte não é o melhor para a relação. Além da escrita maravilhosa do Arna, as reflexões sobre a guerra, relacionamentos e os traumas me ganharam fácil.


"Noite em Caracas", Karina Sainz Borgo: Ainda estou tentando digerir esta leitura. É bem enriquecedora no sentido de conhecimento, afinal se passa em um período muito conturbado da história recente da Venezuela e como esses acontecimentos levam as pessoas ao limite, obrigando-as a fazer escolhas muito difíceis. A protagonista passa por situações impensáveis e, ainda sim, precisa escolher a si mesma e seguir. É sobre liberdade, perda, medo e, até mesmo, ética. Por outro lado, não sei se a forma que o enredo foi apresentado me agrada.


"Vê se cresce, Eve Brown (Irmãs Brown # 3)", Talia Hibbert: Último livro da trilogia Irmãs Brown foi tão divertido quanto os dois anteriores. Eve está um pouco mais perdida na vida do que Chloe e Danika, mas ainda sim tem seus talentos e se esforça por eles. A dinâmica entre ela e Jacob é hilária porque eles tem momentos que são opostos, mas em boa parte do livro, eles se parecem demais. O livro também trata de autismo e tem pontos positivos por isso e um negativo que achei falha da autora.


"Heartstopper: Minha pessoa favorita (Heartstopper # 2)", Alice Oseman: O que falar da fofura do Charlie e do Nick? Aqui a aproximação deles se solidifica e o Nick descobre mais sobre si mesmo. Óbvio que nem tudo é fácil e situações desagradáveis acontecem, mas nada que a irmã e os amigos do Charlie não melhorem. Doida para ler o terceiro.


"O Tempo com Você #01", Wataru Kubota, Makoto Shinkai: Bem, ainda estou tentando entender o rumo do mangá, mas está com cara de muito sofrimento vindo. Fiquei com várias dúvidas sobre o motivo do Hodaka fugir, mas a partir do momento que ele conhece a Hina, creio que isso fica em segundo plano. Estou mais interessada nas consequências do poder dela e como isso vai impactar a vida dos dois.


"Cavaleiros do Zodíaco - Episódio G #02", Masami Kurumada e Megumu Okada: Creio que agora começa a trama principal de #CavaleirosDoZodíacoEpisódioG e isso me deixa mais animada porque envolve bastante a dinâmica entre os cavaleiros de ouro. Alguns já me tiraram do sério, outros só reforçaram minha admiração e quero ver a participação deles diante da nova e perigosa ameaça. Enquanto isso ao amadurecimento do Cavaleiro de Leão vai se desenvolvendo aos poucos e é um aspecto do mangá que me agrada demais.

O que vocês estão lendo?

Nenhum comentário: