sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

RESENHA: De Lukov, com amor

Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras. Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar. Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo. Inclusive Ivan Lukov.

Escutei bastante coisa sobre Mariana Zapata e estava com muita curiosidade sobre sua escrita. Pesquisei sobre os livros lançados no Brasil e De Lukov, com amor me chamou a atenção por conta da patinação no gelo, que eu amo assistir.

Me agradou de cara que o desenvolvimento seja lento. Sei que muita gente não curte, mas eu amo os pequenos indícios que vão surgindo ao tornar a implicância e as brigas numa amizade, como os dois vão se abrindo, falando coisas que poucas pessoas sabem, depois o apoio, o consolo, a parceria. Eu me divertia bastante com essa dinâmica, porque é um forma de trabalhar o enredo que me agrada demais.

Ivan e Jasmine são bem teimosos, insistentes e esforçados, principalmente quando a patinação estava em jogo. Creio que muito da troca entre eles dava certo porque ambos sabiam os limites e acertavam na hora de incentivar e testar um ao outro. Claro, algumas vezes passavam um pouco do ponto e isso tornava a química maravilhosa dos dois ainda mais evidente.

Outro ponto super a favor do livro é a família da Jasmine. Eu acho que passava pelas mesmas emoções dela, porque me irritava um pouco algumas vezes, ria em muitas outras quando a conversa e zoação do irmãos entrava em cena, me revoltava com certos comportamentos (oi, pai da Jasmine). Sem falar que tem dois irmãos que são LGBTQIA+ e faziam ótimos comentários, além de render embates maravilhosos com nossa protagonista. Mas todos eles se ajudavam, se amavam, faziam tudo o que podiam um pelo outro.

Eu amava cada vez que o enredo focava em falar da patinação, música, roupas, movimentos, torneios, treinos. Eu amo assistir, tenho pena de todo mundo que cai durante apresentação seja da patinação artística ou dança do gelo. Tanto que, mesmo Ivan e Jasmine sendo patinadores artísticos, um pouco da minha imaginação em relação a eles vinha da Tessa Virtue e Scott Moir, que eram uma dupla de dança do gelo. Digo um pouco porque Jasmine tem descendência filipina, se não estou enganada, e o Ivan é de família russa, então as características são distintas, além das diferenças esportivas. Creio que a parceria que eles desenvolvem é o que me remeteu a dupla.

Meu maior ponto negativo em relação ao enredo é que toda o drama é sobre a Jasmine e o Ivan é o salvador. Ele não tem nenhuma problemática, questão familiar, limitações na patinação, problemas com dinheiro, nada. Enquanto isso, Jasmine carrega todos esses problemas e alguns outros e muitas vezes a solução ou o apoio dela é Lukov e isso me deixa chateada porque não aprofunda o Ivan como deveria, deixando ele como o príncipe encantado salvando a princesa em perigo. Eu queria ver ajuda e apoio mútuo, não somente uma via de mão única.

Alguns outros pontos me incomodaram porque eu queria ver mais resolução e aprofundamento, mas nada grandioso. Mariana Zapata sabe como conquistar o leitor, é fiel ao que se propõe e não poupa tempo que mostrar tudo para que o resultado seja o que ela almeja. Foi minha primeira leitura do ano e fiz uma ótima escolha. Além de ter adicionado mais livros na minha lista.

Sobre o livro:
ISBN: 9786587150062
Autora: Mariana Zapata
Tradução: Bianca Carvalho
Editora: Charme
Ano: 2020
Páginas: 528

Nenhum comentário: