quarta-feira, 23 de agosto de 2023

MANGÁ - Primeiro volume: A casa do sol


Sinopse oficial: “Antigamente, este lugar parecia uma casa mágica. Era um lugar que te fazia sorrir mesmo chorando… Ter que voltar para esta casa agora me deixa muito, mas muito feliz…” Quando era criança, Mao vivia indo na casa do seu vizinho da frente, Hiro, pois sempre se sentia bem lá. Alguns anos depois, Mao acaba saindo da casa de seu pai após ele formar uma nova família. Sem ter onde ficar, ela acaba indo morar com Hiro que vive sozinho desde que perdeu seus pais. E então… Assim, começa a alegre, porém levemente triste, vida a dois dos amigos de infância que têm uma certa diferença de idade… Fonte: Site New Pop

Mangaká: Taamo

Mao

Comentários: A premissa de "A casa do sol" é família, confiança, se sentir em casa. Mao nunca teve esse sentimento, já que os pais se separaram e a mãe não foi muito presente a partir disso. O pai e ela tinha uma boa relação, mas ao chegar a nova esposa dele, Mao não sente que pertence a família. Hiro é uma pessoa que sempre teve uma família unida e com boa convivência até o momento que uma tragédia se abate sobre eles. As diferenças de vivência dos dois é algo a se destacar porque, enquanto um busca o que nunca teve, o outro procura um sentimento que perdeu. Mao está sempre na defensiva mesmo carente de sentimentos mais comuns como saber que tem alguém esperando sua volta, assim como ter limites soa como cuidado para ela. Hiro anseia por ter para quem voltar, quem cuidar, quem amenize a solidão dele, a saudade do antigo lar. Creio que a autora sabe passar esse sentimentos muito bem. O romance vai ser sim ponto importante, ainda que as relações familiares, as reflexões sobre apoio, cumplicidade, e pertencimento sejam os motivos que mais me chamam a atenção no mangá. 

Mao e Hiro

Personagem que mais gostei: Gosto bastante do Hiro. Ele tem uma apego familiar enorme, entende a Mao muito bem e o sonho de ver a família junta novamente é uma das coisas que mais me cativam nele. É responsável, boa pessoa e consegue, mesmo diante da própria insegurança, ser um porto seguro.

Hiro

Personagem que menos gostei: Nossa, eu tenho uma raiva do pai da Mao. Como um pai pode se importar tão pouco com a filha ao ponto de deixar ela ir morar com um homem - por melhor que ele seja - ainda na adolescência? Custava tentar consertar as coisas, tentar entender os sentimentos da filha? Só ódio desse cara. 

Mao e o pai

Personagem que vai surpreender: Eu acho que os irmãos do Hiro serão muito presentes conforme o mangá for avançando e creio que eles vão trazer muita reflexão sobre as relações fraternas e sobre perda.

Mao e Hiro

Arte: A arte foi me ganhando aos poucos.Os olhos expressivos são um dos elementos que mais goste. O nível de detalhamento é bom e não deixa as imagens carregadas. É confortável de ler e visualizar o que a autora se propõe.
 
Família do Hiro

Expectativas: Gosto demais dos temas, então estou animada para ver como Mao e Hiro constroem um lugar que os acolha em todos os momentos. Imagino ser um sentimento procurado por muitas pessoas já que família é um conceito vasto e nem sempre significa que as relações de sangue são as melhores para nós. Além disso, são personagens cheios de cicatrizes emocionais e a cura deles deve ser lenta, mas interessante de acompanhar.  

Quarta capa


Informações sobre o mangá:

Mangá: A casa do sol
Título Original: Taiyou no Ie
Mangaká: Taamo
ISBN: 978-8583623847
Editora: NewPOP
Selo: Sakura
Ano de lançamento no Brasil: 2023
Volumes: concluído no Japão com 13 volumes
Valor: R$ 34,90
Formato: 13 x 18 cm
Páginas: 168
Periodicidade: Indefinida
Demografia: Shoujo

Nenhum comentário: