domingo, 3 de março de 2024

Lemos na Fábrica: Dezembro 2023

 Olá! Ando sumida, não é? Além da vida corrida, ando bem desanimada para escrever e poster. Me falta concentração, empolgação e o problema com os comentários não ajuda em nada. Ainda tem vários posts que deveriam ter saído em Janeiro (como este), além de resenhas de livros muito legais que li, mas não sei quando conseguirei por tudo em dia. No instagram tenho me mantido mais ativa e espero que logo aqui também volte ao normal. 

"Longa pétala de mar", Isabel Allende: Encontrei uma nova autora favorita, é inegável. A mistura de ficção com fatos históricos realmente me ganha e adoro como os personagens são reais, cheios de erros, dúvidas, mas também transbordando amor e esperança; Victor passa por tanta coisa, mas vai criando laços e tentando ver o lado positivo de tudo. Roser é de uma força e praticidade enorme, a amizade que ela desenvolve com Victor é sólida, cheia de significado e os dois parecem suprir o que falta ao outros. Um livro lindo, com todas as dores da guerra civil espanhola e o golpe no Chile. 

"Percy Jackson e os Olimpianos - O ladrão de raios", Rick Riordan: Mês passado revisitei o primeiro livro da série e foi bom demais reencontrar personagens tão amados e perceber o quanto ainda me cativa sua jornada. Percy, Annabeth e Grover são cativantes e me diverti bastante. Doida para meu sobrinho ter idade de ler e apresentar para ele o mundo que o Rick Riordan desenvolveu.


"Para Poder Viver - A jornada de uma garota norte-coreana para a liberdade", Yeonmi Park: Ainda não consegui definir minhas emoções sobre o livro. Ao mesmo tempo que é inegável a dor, violência e desespero da Yeonmi, me incomoda a maneira que ela enxerga os EUA. É uma lente rosa que deixa tudo lindo enquanto ele é um dos grandes culpados de várias situações na história mundial. Apesar disso, acho a leitura interessante principalmente por conta das diferenças culturais. 


"Natal Branco (Clube da Caixa Preta #40)", Valena Minor Williams: Natal branco foi um dos contos mais sensíveis do Clube da Caixa Preta. A forma que o tio tenta trazer um pouco da inocência do sobrinho negro na época do Natal é comovente e retrata uma realidade que ainda persiste. Foi delicado, intenso e muito bom de ler.


"A Confissão de Agatha (Sociedade das Relíquias Literárias # 44)", Louisa May Alcott: Me compadeci bastane de Agatha, ainda que as últimas ações dela sejam questionáveis. É difícil ser traída por pessoas que ela confiava tanto, amava e estimava, e não sei se vejo o que ela fez no final como uma maldade mesmo. Imagino que seja esse o objetivo do conto, nos fazer pensar nas possibilidades. 


"Os doze dias de Dash & Lilly", David Levithan e Rachel Cohn: Talvez eu tenha esperado um pouco demais do livro. Imaginei que a diversão e humor das tarefas do caderninho voltariam, mas não aconteceu por um motivo bem justo: Lilly está passando por um momento difícil, com muitas mudanças e a maioria delas não tem como controlar. Esse é um ponto bem interessante do enredo porque é um fato de fácil associação (pelo menos para mim) e o impacto disso no relacionamento da Lilly com o Dash é bem crível. Isso toma um bom tempo da trama e quando tentam voltar para o clima do primeiro livro, não funciona muito bem. De qualquer forma, achei uma leitura válida e que mostra que relacionamento precisa de leveza, assim como uma dose de dedicação.


"A Princesa Coração de Gelo (Sociedade das Relíquias Literárias #45)", Senhora Molesworth: Resumindo o conto com "olha se não são as consequências dos meus atos!". Brincadeiras a parte, o conto nos mostra que agir e falar impensadamente tem resultados que podem ser maiores que a ofensa e mais complicados de resolver. Gostei do desenvolvimento e como tudo foi apresentado.


Yona - A Princesa do Alvorecer #02 - Akatsuki no Yona: Estou amando como Yona está crescendo como pessoa após perder toda a proteção que a cercava. Ela agora tem consciência que precisa também se responsabilizar por si mesma e por quem a segue, e gosto como ela aceita isso, ainda que seja perigoso. Também gosto das adições de personagens: são diferentes entre si, com objetivos e personalidades singulares. É divertido demais a dinâmica que resulta dos encontros de Hak e Yona com os outros, então estou muito animada com a continuação.


"Orange #07", Ichigo Takano: O último volume de Orange continua com os temas sensíveis da série e os aborda muito bem com o Takeru, afinal tudo começou por ele. É ótimo ter um pouco da visão dele sobre os próprios sentimentos, além dele conseguir expor para os amigos como tudo foi sofrido para ele e como agora ele tem motivos para continuar buscando a felicidade. Dito isso, meu preferido sempre será o Suwa!


"Sakura Card Captor #12 - Clear Card Arc", CLAMP: Clear Card Arc está se encaminhando para o final e algumas coisas ficam mais claras, ainda que não totalmente solucionadas. Kaito está arriscando muito mais e fica mais evidente que algo muito sério está acontecendo com ele. Gostei do pequeno embate entre ele e a Sakura, até porque ela consegue ficar com as lembranças do encontro. Eu amo como as conversas da Sakura com o Shoran são cheias de sinceridade e de carinho, além dele sempre deixar claro como a Sakura está poderosa, percebemos todo o cuidado dele com ela. Finalmente a parte onde as Alices aparecem está chegando e esse paralelo com a peça da escola vai render!

E vocês? O que estão lendo?

Nenhum comentário: