domingo, 10 de março de 2024

RESENHA: Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong

Uma livraria comum num bairro pitoresco poderia passar despercebida. Mas a Livraria Hyunam-dong não é como as outras.
Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.
Desde a infância, Yeongju encontra conforto nos livros, e abrir uma livraria parece ser a solução ideal para os seus problemas. Mas começar um negócio nunca é fácil, e ela precisa aprender que ser uma amante dos livros não é o suficiente para tornar o seu sonho realidade.
Conforme vai entendendo como administrar uma livraria, Yeongju também descobre mais sobre si mesma e quem ela quer ser. Cercada por livros, ela encontra um novo significado para a vida à medida que a Livraria Hyunam-dong se transforma em um espaço convidativo para que almas feridas descansem, se curem e descubram o que realmente importa. E quando os clientes começam a se sentir confortáveis para compartilhar suas histórias, experiências, esperanças e emoções naquele espaço, Yeongju finalmente sente que encontrou o seu lugar.
Repleto de diálogos sinceros e profundos, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da nossa vida e como os livros são capazes de curar feridas e mudar as pessoas.

Claro que eu ia ler um livro que fala de livros e ainda mais se for de autoria asiática. Sempre vou acreditar no poder dos livros na área de conhecimento, mas também o quanto eles proporcionam crescimento pessoal quando nos voltamos para pensar nos enredos que chegam até nós. Também sempre vou acreditar no refúgio que eles nos proporciona, nos encontros que viabiliza. E Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é esse tipo de livro.

Mais do que falar sobre livros, o enredo foca em como a sociedade capitalista adoece as pessoas e as deixam perdidas quando as mesmas não atendem ao padrão. Seja porque trabalhou demais e não foi valorizado, ou alguém que se aproveita do esforço, ou até mesmo a falta de identificação com os postos de serviços oferecidos, a maioria dos personagens tem algum problema com a profissão ou ocupação que exerciam/ exercem.

Tem um capítulo ótimo sobre o clube do livro e eu me identifiquei tanto. Faço parte de um faz 13 anos e, mesmo com nossas diferenças, sempre foi uma fonte de conforto e debate muito bom, e os encontros descritos no livro me fizeram lembrar bastante disso. O capítulo que tem mais sobre o clube também tem uma discussão maravilhosa sobre trabalho e achei incrível ter isso principalmente quando a Coreia do Sul permite que cada trabalhador tenha 52h de trabalho semanal.

Talvez mais do que livros, Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong fale da nossa inadequação aos moldes atuais de trabalho e o peso dele em nosso dia a dia. No capítulo que citei sobre o clube, o questionamento sobre isso é constante e tem uma frase que me marcou: “O problema é que nossa sociedade é obcecada por trabalho e trabalhar tira muita coisa da gente”. Isso é tão verdadeiro. Parte dos meus problemas de atualização com o blog vem da exaustão e quando penso sobre o tempo que passo trabalhando e o tempo que me dedico as coisas que gosto, a minha família e amigos, a diferença é gritante.

Dessa exaustão e falta de valorização que surge a livraria, o meio de sentir felicidade de Yeongju. Ela cria um lugar seguro para si e, consequentemente, tenta estender isso as pessoas que frequentam o local. Os novos relacionamentos dela exemplificam bem como a cobrança da sociedade em relação a trabalho atinge as pessoas: Minjun e a dificuldade de conseguir emprego e a pressão da família, as dúvidas sobre o futuro do jovem Seongcheol, a busca de Seungwoo por algo pelo qual se sentiria empolgado novamente... São várias pessoas que tiveram sua vida modificada por conta das exigências modernas e o impacto disso na área pessoal são mais profundas do que pensamos.

A linguagem é simples, a narrativa agradável. Tem muitas referências à k-dramas, livros, filmes... Impossível não pesquisar algumas coisas ou ficar feliz quando identifica algo que faz parte do nosso acervo pessoal (dei pulinhos quando a Yeongju cita “Stranger”, um dos meus dramas sul-coreanos favoritos). É um livro que acalma, mesmo quando os assuntos são espinhosos, fale de recomeço, de se curar, de respeitar os próprios limites. Li logo após “A República do Dragão” e foi uma escolha muito acertada.

Sobre o livro:
Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong
ISBN: 9786555606355
Autora: Hwang Bo-Reum
Tradução: Jae Hyung Woo
Editora: Intrínseca
Ano: 2023
Páginas: 272

Nenhum comentário: